Caracterização de embalados de rejeitos radioativos utilizando Microshield

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Na extração de petróleo, há presença significativa de material radioativo de origem natural e, por isso, as empresas que realizam esse trabalho devem atender as normas de proteção radiológica estabelecidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Determinar a concentração radioisotópica em rejeitos radioativos é um passo fundamental no processo de caracterização dos rejeitos e é essencial no tratamento, no transporte e na eliminação deles. Este estudo consistiu na utilização de medidas das taxas de dose e cálculos para estimativa do conteúdo radioativo presente em tambores com rejeitos provenientes da indústria de petróleo. Foi utilizado o programa para cálculo de blindagem Microshield. Os principais resultados obtidos foram os valores de taxa de dose e a espectrometria de emissão gama. O método baseado na medição das taxas de exposição em torno de embalados fornece boas aproximações quando as informações sobre emissores gama presentes nos embalados de rejeitos são obtidos por espectrometria gama.

Como referenciar
SILVA, RODRIGO A. da; SUKADOLNIK, MIKAELL P.; TESSARO, ANA P.G.; SOUZA, DAIANE C.B. de; VICENTE, ROBERTO. Caracterização de embalados de rejeitos radioativos utilizando Microshield. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, October 21-25, 2019, Santos, SP. Proceedings... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2019. p. 3027-3033. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30663. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções