LUIS ANTONIO ALBIAC TERREMOTO

(Fonte: Lattes)
Resumo

Luís Antônio Albiac Terremoto, nascido em 26/04/1963 na cidade de São Paulo, Brasil, é Bacharel em Física formado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) em 1984. Concluiu o Mestrado em Ciências, área de Física Nuclear, pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) em 1986. Obteve o grau de Doutor em Ciências, área de Física Nuclear, pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) em 1993, no âmbito de projeto desenvolvido em cooperação técnica com o Institut für Kernphysik der Johannes Gutenberg Universität (IfK - Mainz, Alemanha) entre 1988 e 1990. Desde 25/09/1995 se encontra lotado no Centro de Engenharia Nuclear (CEN) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP), autarquia na qual ingressou mediante aprovação e classificação em concurso público. Atualmente, desenvolve pesquisas em física nuclear aplicada, relacionadas com o estudo de combustíveis nucleares, e atua na docência da Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN. (Texto extraído do Currículo Lattes em 12 nov. 2021)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 77
  • Relatório IPEN-doc 29823
  • Relatório IPEN-doc 29647
    Resultados e proposição preliminar de fatores de escala ou funções de correlação do concentrado de evaporador de Angra 1
    2023 - TADDEI, MARIA H.T.; TERREMOTO, LUIS A.A.
    Este documento tem como objetivo analisar os resultados das análises radioquímicas das amostras de concentrado de evaporador de Angra 1 obtidos até o momento e avaliar a existência de fatores de escala ou funções de correlação que possam ser usados na caracterização isotópica desta matriz de rejeitos. Apresentam-se os valores preliminares dos parâmetros associados. O presente relatório técnico foi elaborado em atendimento ao item 8.3.2 , “Determinação dos fatores de escala e/ou correlações quando possível, incluindo cálculo de fatores de escala existentes”) do Plano de trabalho anexo ao Acordo “Determinação da Composição Isotópica dos Rejeitos Radioativos da CNAAA (Fase B)”, do ACORDO DE PARCERIA TECNOLÓGICA firmado entre a ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A., a CNEN - COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR e a FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.
  • Relatório IPEN-doc 29582
    Estudo de métodos de amostragem para aplicação aos rejeitos históricos
    2022 - TERREMOTO, LUIS A.A.
    Este documento tem como objetivo revisar os procedimentos de amostragem estudados anteriormente [1]. O presente relatório técnico foi elaborado em atendimento ao item 8.1.4 do Plano de trabalho anexo ao Acordo “Determinação da Composição Isotópica dos Rejeitos Radioativos da CNAAA (Fase B)”, do ACORDO DE PARCERIA TECNOLÓGICA firmado entre a ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A., a CNEN - COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR e a FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.
  • Relatório IPEN-doc 29581
    Estudo de avaliação para revisão dos procedimentos de amostragem existentes
    2022 - TERREMOTO, LUIS A.A.
    Este documento tem como objetivo revisar os procedimentos de amostragem estudados na fase anterior (fase A do Ativo Isotópico). O presente relatório técnico foi elaborado em atendimento ao item 8.1.4 do Plano de trabalho anexo ao Acordo “Determinação da Composição Isotópica dos Rejeitos Radioativos da CNAAA”, do ACORDO DE PARCERIA TECNOLÓGICA firmado entre a ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A., a CNEN - COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR e a FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.
  • Relatório IPEN-doc 28644
    Análise de viabilidade do emprego de Reatores Modulares Pequenos (Small Modular Reactors – SMR) no Brasil
    2022 - LIMA, ANA C. de S.; CABRAL, EDUARDO L.L.; SABUNDJIAN, GAIANE; TERREMOTO, LUIS A.A.; ROCHA, MARCELO da S.
    Este trabalho apresenta uma análise SWOT sobre os Reatores Modulares Pequenos (Small Modular Reactor- SMR), a fim de avaliar a viabilidade de implantação desses reatores nucleares no Brasil. A análie PESTLA foi utilizada como coadjuvante da análise SWOT servindo para auxiliar na categorização dos fatores considerados de maior relevância no sentido de possibilitar um melhor entendimento das condições de contorno relativas à implantação dos SMRs no Brasil. A análise PESTLA, envolve um estudo dos aspectos Tecnológico, Ambiental, Político, Social (Recursos Humanos/Infraestrutura), Econômico e Legal. As análises SWOT e PESTLA consideraram diversos aspectos no âmbito da instituição governamental responsável pela orientação e planejamento do programa nuclear brasileiro, a CNEN, que através de suas unidades desenvolve atividades de pesquisa e formação especializada na área nuclear. A metodologia adotada neste estudo selecionou os pontos positivos e negativos tanto da instituição quanto dos SMRs. Os reaotres modulares descritos neste trabalho são do tipo Pressurized Water Reactor (PWR) e que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento, são eles: CAREM, KLT-40S, SMART e NuScale. O estudo realizado neste documento possibilitará a tomada de decisão sobre a utilização de SMRs no Brasil.
  • Relatório IPEN-doc 25689
    Inspeção visual de elementos de combustível, elementos de controle e complementos do núcleo do reator da Usina Nuclear Angra 2 durante a parada técnica programada 2P15
    2019 - SILVA, ANTONIO T. e; ZEITUNI, CARLOS A.; JUNQUEIRA, FERNANDO de C.; SILVA, JOSE E.R. da; TERREMOTO, LUIS A.A.; CASTANHEIRA, MYRTHES; TEODORO, CELSO A.; FRANCA, RENATO L.
    Este documento descreve as atividades de inspeção visual de elementos de combustível, de restritores de fluxo de água e de barras de controle, oriundos do ciclo 15 de operação, descarregados do núcleo do reator e armazenados na PCU da Usina Angra 2 da CNAAA. As atividades de inspeção visual foram realizadas pela equipe técnica do IPEN durante a parada técnica programada 2P15 em atendimento ao contrato de prestação de serviços firmado entre a ELETRONUCLEAR e a CNENIPEN.
  • Relatório IPEN-doc 25593
    Inspeção Visual de Elementos de Combustível durante a Parada 1P24 da CNAAA Unidade 1 (Novembro/ 2018)
    2018 - SILVA, ANTONIO T. e; ZEITUNI, CARLOS A.; TEODORO, CELSO A.; JUNQUEIRA, FERNANDO de C.; TERREMOTO, LUIS A.A.; CASTANHEIRA, MYRTHES; FRANÇA, RENATO L.
    Este documento descreve as atividades de inspeção visual de elementos de combustível descarregados do núcleo do reator (Ciclo 23 de operação) da Usina Angra 1 da CNAAA. As atividades de inspeção visual foram realizadas pelo IPEN/CNEN-SP durante a parada técnica programada 1P24 em atendimento ao contrato de prestação de serviços firmado entre a ELETRONUCLEAR e a CNEN/IPEN.
  • Relatório IPEN-doc 24890
    Inspeção visual de elementos combustíveis, elementos de controle e componentes do núcleo do reator da Usina Nuclear Angra 2 durante a parada técnica programada 2P14
    2018 - SILVA, ANTONIO T. e; ZEITUNI, CARLOS A.; TEODORO, CELSO A.; JUNQUEIRA, FERNANDO de C.; SILVA, JOSÉ E.R. da; TERREMOTO, LUIS A.A.; CASTANHEIRA, MYRTHES; FRANÇA, RENATO L.
    Este documento descreve as atividades de inspeção visual de elementos de combustível, restritores de fluxo de água e barras de controle descarregados do núcleo do reator (Ciclo 14 de operação) da Usina Angra 2 da CNAAA. As atividades de inspeção visual foram realizadas pelo IPEN/CNEN-SP durante a parada técnica programada 2P14 em atendimento ao contrato de prestação de serviços firmado entre a ELETRONUCLEAR e a CNEN/IPEN.
  • Resumo IPEN-doc 24619
    Determination of scaling factors to estimate the radionuclide inventory of wastes from the IEA-R1 research reactor
    2017 - TERREMOTO, L.A.A.; TADDEI, M.H.T.; MACACINI, J.F.; VICENTE, R.; MARUMO, J.T.
    Regulations for transfer and final disposal of radioactive waste require that the inventory of radionuclides for each package enclosing such waste must be estimated and declared. In this work, the scaling factor methodology was applied successfully to estimate the inventory of radionuclides in spent ion-exchange resins and spent activity level, from the IEA-R1 nuclear research reactor. Scaling factors or correlation functions were obtained linking the activity concentrations of 15 difficult to measure nuclides with two gamma-ray emitting key nuclides, reducing exposure to ionizing radiation, contamination risks and operational costs.
  • Relatório IPEN-doc 24277
    Inspeção visual de elementos combustíveis durante a parada 1P23 da CNAAA Unidade 1 (agosto-setembro/ 2017)
    2017 - SILVA, ANTONIO T. e; ZEITUNI, CARLOS A.; TEODORO, CELSO A.; JUNQUEIRA, FERNANDO de C.; TERREMOTO, LUIS A.A.; CASTANHEIRA, MYRTHES; FRANÇA, RENATO L.
    Este documento apresenta as atividades de inspeção visual dos elementos combustíveis (EC) irradiados descarregados do núcleo do reator do ciclo 22 de operação da Usina Angra 1 da CNAAA. A prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para execução de inspeção visual foi realizada por uma equipe qualificada do IPEN/CNEN-SP no período de 28 a 31 de agosto de 2017 durante a parada técnica programada 1P23 em atendimento ao contrato de prestação de serviços [1], firmado entre a ELETRONUCLEAR e o IPEN/CNEN-SP. Roteiro e metodologia da atividade de inspeção visual dos EC, assim como os resultados e análise das ocorrências são apresentados. As fotos das principais ocorrências foram incluídas no Anexo 2 deste relatório. As inspeções visuais em cada EC foram registradas em gravações constantes em mídia DVD numeradas de 1 a 3 para as faces Leste/Oeste e para as faces Sul/Norte, respectivamente, conforme relação apresentada no Anexo 1 deste relatório. Um DVD foi gravado (DVD EXTRA) apresentando a inspeção visual adicional realizada no EC AF33Gd Face O após a retirada de debris (parafuso).