INGRID TRAETE SABUNDJIAN

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 11
  • Artigo IPEN-doc 26898
    Analise microbiológicas de fermento biológico seco processado por radiação gama
    2018 - SABUNDJIAN, INGRID T.; NEGRAO, BIANCA G.; SÁ, ANA P.N. de; VILLAVICENCIO, ANNA L.C.H.
    O objetivo do trabalho foi identificar se houve alteração no crescimento de UFC em placa e na viabilidade de leveduras e bactérias totais em fermento biológico seco tratado por diferentes doses de radiação gama e determinar a dose D10 para bactérias Totais e Leveduras a fim de analisar se o processamento promoveu algum benefício sem causar inviabilidade do mesmo. As diferentes amostras de fermento biológico foram irradiadas com doses de 0 (controle); 0,5; 1; 2 e 3kGy no Centro de Tecnologia das Radiações do (IPEN/CNEN – SP) em fonte de 60Co (Gammacell-220), com taxa de dose de 3,51kGy/h. O aumento da dose de radiação provocou uma diminuição na contagem de UFC de leveduras e de bactérias totais, bem como, na frequência de células viáveis de leveduras. A dose de radiação necessária para eliminar 90% da população leveduriforme ficou entre 1,10 e 2,23kGy e para a população bacteriana variou entre 2,31 e 2,95kGy. Nos resultados são demonstrados claramente os pontos negativos da aplicação de radiação ionizante em fermento biológico seco, pois o intervalo de D10 encontrado para bactérias totais é superior ao encontrado para leveduras. Sendo assim, torna-se inviável a utilização deste recurso para a melhora da qualidade do produto.
  • Artigo IPEN-doc 10643
    Deterccao da Phakopsora pachyrhizi por reacao em cadeia pela polimerase (PCR) depos do tratamento dos graos de soja por feixes de eletrons
    2005 - FANARO, G.B.; AQUINO, S.; GUEDES, R.L.; CREDE, R.G.; SABUNDJIAN, I.T.; RUIZ, M.O.; VILLAVICENCIO, A.L.C.H.
  • Artigo IPEN-doc 10611
    Graos de soja inoculados artificialmente com o fungo causados da ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizi) processados por feixe eletrons
    2005 - SABUNDJIAN, I.T.; AQUINO, S.; GUEDES, R.L.; FANARO, G.B.; CREDE, R.G.; VILLAVICENCIO, A.L.C.H.
  • Artigo IPEN-doc 10612
    Viabilidade no uso do PCR na deteccao de IGMs em alimentos irradiados contendo milho
    2005 - CREDE, R.G.; FANARO, G.B.; GUEDES, R.L.; SABUNDJIAN, I.T.; RUIZ, M.O.; VILLAVICENCIO, A.L.C.H.
  • Artigo IPEN-doc 10614
    Efeitos da radiacao gama em alimentos miniminamente processados contaminados artificialmente com Escherichia coli
    2005 - GUEDES, R.L.; CREDE, R.G.; SABUNDJIAN, I.T.; AQUINO, S.; RUIZ, M.O.; FANARO, G.B.; VILLAVICENCIO, A.L.C.H.
  • Artigo IPEN-doc 11921
    Decontamination of biological ferment by gamma radiation
    2007 - SABUNDJIAN, INGRID T.; SALUM, DEBORA C.; SILVA, PRISCILA V.; FURGERI, CAMILO; DUARTE, RENATO C.; VILLAVICENCIO, ANNA L.C.H.
  • Artigo IPEN-doc 12075
    Sensorial effects of gamma radiation processing in cinamom (Laurus cinnamomum) and nut MEG (Myristic fragans)
    2007 - SALUM, DEBORA C.; SABUNDJIAN, INGRID T.; SILVA, PRISCILA V.; FURGERI, CAMILO; PURGATTO, EDUARDO; VILLAVICENCIO, ANNA L.C.H.
  • Artigo IPEN-doc 12074
    Evaluation of sensorial analysis in mate (Ilex paraguariensis) processed by gamma radiation
    2007 - FURGERI, CAMILO; SABUNDJIAN, INGRID T.; SILVA, PRISCILA V.; SALUM, DEBORA C.; BASTOS, DEBORAH H.M.; VILLAVICENCIO, ANNA L.C.H.
  • Artigo IPEN-doc 12071
    Changes lipid profile in BEEF burgers prepared with rosemary extract and submitted to E-beam processing
    2007 - TRINDADE, REGINALDO A.; MANCINI FILHO, JORGE; SABUNDJIAN, INGRID T.; NUNES, THAISE C.F.; ROGOVSCHI, VLADIMIR D.; VILLAVICENCIO, ANNA L.C.H.
  • Dissertação IPEN-doc 11789
    Avaliação do processamento de fermento biológico seco por radiação gama
    2007 - SABUNDJIAN, INGRID T.
    O trabalho desenvolvido teve com objetivos demonstrar se houve alteração no crescimento de UFC em placa e na viabilidade (método DF-BE) de leveduras e bactérias totais quando o fermento biológico seco foi tratado por diferentes doses de radiação gama e armazenado sob diferentes tempos de estocagem, determinar a dose D10 para bactérias Totais e Leveduras neste produto e analisar se o processamento deste produto promoveu algum beneficio sem causar inviabilidade do mesmo. As diferentes amostras de fermento biológico foram irradiadas com doses de 0 (controle); 0,5; 1; 2 e 3kGy no Centro de Tecnologia das Radiações do (IPEN/CNEN – SP) em fonte de 60Co (Gammacell-220), com taxa de dose de 3,51kGy/h. Após este procedimento amostras referentes a cada dose de radiação foram destinadas à análise microbiológica e ao teste de viabilidade enquanto as demais amostras foram armazenadas a temperatura ambiente (23ºC). O aumento da dose de radiação provocou uma diminuição na contagem de UFC de leveduras, UFC de bactérias totais e também na freqüência de células viáveis de leveduras, evidenciadas pelo método fluorescente DF-BE. Além da radiação o tempo de armazenamento também influenciou na redução da contagem de bactérias totais e na diminuição da freqüência de células viáveis. De acordo com a análise de regressão linear simples, a dose de radiação necessária para eliminar 90% da população leveduriforme ficou entre 1,10 e 2,23kGy e para a população bacteriana variou entre 2,31 e 2,95kGy. Nos resultados são demonstrados claramente os pontos negativos da aplicação de radiação ionizante em fermento biológico seco, pois o intervalo de D10 encontrado para bactérias totais é superior ao encontrado para leveduras. Sendo assim, torna-se inviável a utilização deste recurso para a melhora da qualidade do produto, visto que para reduzirmos consideravelmente a população bacteriana necessariamente temos que diminuir a população leveduriforme. Com a redução das leveduras iremos alterar significativamente a qualidade e a viabilidade do produto.