MARIA ALICE MORATO RIBEIRO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 31
  • Relatório IPEN-doc 29842
    Módulo de saída do sistema computacional CaReR
    2023 - BELCHIOR JUNIOR, ANTONIO; RIBEIRO, MARIA A.M.; MESQUITA, ROBERTO N. de
    Este trabalho tem como objetivo detalhar o Módulo de Saída do Sistema Computacional de Avaliação do Ativo Isotópico. Este sistema desempenha a função de avaliar o inventário radioisotópico dos rejeitos radioativos gerados na CNAAA (Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto). Além disso, ele é responsável por estimar o inventário radioisotópico básico do depósito inicial da CNAAA, onde estão armazenados rejeitos radioativos com atividades baixas e intermediárias, com base nos dados da geração de rejeitos radioativos provenientes das usinas nucleoelétricas da CNAAA, dados esses obtidos do RejAn. O módulo de Saída do programa, em conjunto com os módulos de Cálculo e de Entrada, constitui o Programa CaReR. O módulo de Entrada permite ao usuário atualizar as bibliotecas de dados utilizadas pelo programa, seja importando dados do RejAn, da tabela de Fatores de Escala (FE) e do arquivo de Dados de Radionuclídeos e Cadeias de Decaimento. Detalhes sobre o módulo de Entrada foram previamente descritos na referência [1] e as alterações deste módulo que ocorreram durante o desenvolvimento do programa são oportunamente apresentadas neste relatório. Por outro lado, o módulo de Saída, objetivo principal deste relatório, permite ao usuário gerar relatórios, fichas de dados e etiquetas para o controle dos embalados de rejeitos, especialmente quando estes precisam ser movidos para o depósito definitivo. Além disso, este módulo inclui funcionalidades que permitem um acompanhamento detalhado da aplicação da metodologia de cálculo incluindo aplicação de Fatores de Escala e utilização das cadeias de decaimento. Neste documento são ainda fornecidas informações sobre a arquitetura e o diagrama esquemático do software desenvolvido. Este documento foi elaborado para atender o item 8.4.5 do Plano de Trabalho, que inclui a "Especificação do módulo de saída do Programa de Avaliação do Ativo Isotópico incluindo a descrição da arquitetura e diagrama esquemático lógico do software" do Acordo de Pesquisa e Desenvolvimento (Ativo Isotópico - Fase B), celebrado entre a ETN e o IPEN.
  • Relatório IPEN-doc 29838
    Especificação técnica do sistema tomografia gama de embalados de 200L da CNAAA
    2023 - RIBEIRO, MARIA A.M.; MEDEIROS, JOSE A.G. de; GENEZINI, FREDERICO A.
    Este documento tem como objetivo, estabelecer as premissas e os requisitos básicos que deverão ser obedecidos pelo fornecedor, relativos ao Sistema de espectrometria gama do tipo tomográfico (TGS) para avaliação do Ativo Isotópico de embalados de rejeitos radioativos de baixos e médios níveis de radiação do tipo tambor de 200 L. Estes embalados encontram-se armazenados no sítio da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).
  • Relatório IPEN-doc 29827
    Especificação técnica do sistema Robusto de espectrometria gama para embalados da Eletronuclear
    2023 - RIBEIRO, MARIA A.M.; MEDEIROS, JOSE A.G. de
    Este documento tem como objetivo, estabelecer as premissas e os requisitos básicos que deverão ser obedecidos pelo fornecedor, relativo ao Sistema de Espectrometria Gama para medição dos embalados conforme identificado no item 2, de rejeitos radioativos de baixos e médios níveis de radiação, armazenados no sítio da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAA). Este sistema será denominado neste documento por sistema Robusto.
  • Relatório IPEN-doc 29643
    Módulo de entrada do programa CAREN
    2023 - BELCHIOR JUNIOR, ANTONIO; BEZERRA, JABISON R. de A.; RIBEIRO, MARIA A.M.
    Este trabalho tem como finalidade apresentar, em detalhes, o Módulo de Entrada do Sistema Computacional de Avaliação do Ativo Isotópico. O sistema computacional de Avaliação do Ativo Isotópico tem a função de avaliar o inventário isotópico dos embalados gerados da CNAAA (Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto) no qual são armazenados rejeitos radioativos com atividades baixa e intermediária. E será responsável por estimar o inventário isotópico básico do depósito inicial da CNAAA a partir dos dados típicos de geração dos rejeitos radioativos das diferentes matrizes provenientes de cada uma das usinas nucleoelétricas em operação no âmbito da CNAAA, dados estes provenientes do RejAn. O módulo de entrada do programa, juntamente com outros dois módulos - Módulo de Cálculo e Módulo de Saída – constituem o Programa CAREN. O módulo de entrada apresenta diversas janelas que possibilitarão ao usuário ter acesso aos dados de entrada advindos tanto da importação de dados armazenados no RejAn quanto da tabela de Fatores de Escala (FE). Neste documento são apresentadas as especificações da interface como RejAn e também, o acoplamento com a tabela de Fatores de Escala (FE). Por fim, este documento traz dados sobre a especificação de teste de software. Este documento em conjunto com o documento “Cálculos que serão efetuados pelo sistema computacional para avaliação do Ativo Isotópico, incluindo fatores de escala e, correlações” [1], além dos documentos emitidos na Fase A do projeto “Especificação Funcional do sistema computacional para avaliação do ativo isotópico” [2], e “Cálculos que serão efetuados pelo sistema computacional para avaliação do Ativo Isotópico” [3] e “Estudo das cadeias de decaimento para uso no programa de avaliação do ativo isotópico” [4], define como será o sistema de entrada, o recebimento de dados provenientes do RejAn, a especificação do módulo de atualização da tabela dos fatores de escala e o teste do software. Este documento foi emitido para atender aos requisitos do acordo de P&D Ativo Isotópico Fase B, conforme item 8.3.6 do Plano de Trabalho, onde se lê:” Módulo de Entrada do Programa de Avaliação do Ativo Isotópico, incluindo especificações do módulo de entrada com interface com RejAn e acoplamento com Tabela de Fatores de Escala (FE); especificação do módulo de atualização da tabela de Fatores de Escala (FE) e especificação de teste de Software.”.
  • Relatório IPEN-doc 29642
    Cálculos que serão efetuados pelo sistema computacional para avaliação do ativo isotópico, incluindo fatores de escala e correlações
    2023 - RIBEIRO, MARIA A.M.; BELCHIOR JUNIOR, ANTONIO; BEZERRA, JABISON R. de A.
    O presente trabalho tem como finalidade desenvolver um sistema computacional para avaliação do inventário isotópico dos embalados que armazenam rejeitos radioativos de baixa e média atividades gerados pela CNAAA (Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto). O sistema computacional será responsável por realizar cálculos para estimar o inventário isotópico básico para os embalados contidos no depósito inicial da CNAAA a partir dos dados típicos de geração dos rejeitos radioativos das diferentes matrizes provenientes de cada uma das usinas nucleoelétricas em operação no âmbito da CNAAA. Este documento apresenta a metodologia de cálculo que será utilizada no sistema computacional para avaliação deste ativo isotópico. Este documento em conjunto com os documentos emitidos na Fase A do projeto “Especificação Funcional do sistema computacional para avaliação do ativo isotópico” [1] , “Cálculos que serão efetuados pelo sistema computacional para avaliação do Ativo Isotópico” [2] e “Estudo das cadeias de decaimento para uso no programa de avaliação do ativo isotópico” [3], definem como será o sistema computacional para avaliação do ativo isotópico. Este documento foi emitido para complementar os requisitos do acordo de P&D Ativo Isotópico Fase B, conforme item 8.3.6 do Plano de Trabalho.
  • Relatório IPEN-doc 29641
    Estudo das cadeias de decaimento para uso no programa de avaliação do ativo isotópico
    2023 - RIBEIRO, MARIA A.M.
    O presente trabalho visa resumir e fornecer todos os dados de meia vida dos radioisótopos que eventualmente estarão presentes nos rejeitos radiativos das usinas de Angra 1, 2 e 3. Os radioisótopos foram divididos entre: produtos de ativação, produtos de fissão, produtos de decaimento dos transurânicos, radionuclídeos que decaem por captura de elétron e radionuclídeos produtos de Ativação Beta Emissores Exclusivos. Os radionuclídeos de difícil medição (RDMs) estão marcados em verde nas tabelas.
  • Relatório IPEN-doc 24914
    Dados meteorológicos do sitio do RMB para uso no projeto detalhado
    2018 - MOLNARY, LESLIE de; RIBEIRO, MARIA A.M.
    Este documento tem como objetivo especificar e apresentar os dados relativos às variáveis meteorológicas obtidas nas torres meteorológicas do RMB-REATOR MULTIPROPÓSICO BRASILEIRO e do CEA - CENTRO EXPERIMENTAL DE ARAMAR, durante o período de 2007-2016. Também são apresentadas as variáveis meteorológicas obtidas pela torre meteorológica do CEA durante o período de 2002 e 2012. Esta informação consolida os valores das variáveis meteorológicas a serem utilizadas por todas as especialidades do projeto detalhado do Reator Multipropósito Brasileiro.
  • Relatório IPEN-doc 24913
    Dados meteorológicos do sitio do RMB para uso no projeto detalhado
    2018 - MOLNARY, LESLIE de; RIBEIRO, MARIA A.M.
    Este documento tem como objetivo especificar e apresentar os dados relativos às variáveis meteorológicas obtidas da torre meteorológica do CEA - CENTRO EXPERIMENTAL DE ARAMAR, durante o período de 2002 e 2012. Esta informação consolidará os valores das variáveis meteorológicas a serem utilizadas por todas as especialidades do projeto detalhado do Reator Multipropósito Brasileiro – RMB.
  • Relatório IPEN-doc 23426
    Sistema de Blowdown para a Torre de Resfriamento A do Reator IEA-R1
    2017 - RIBEIRO, MARIA A.M.
    O presente trabalho visa contribuir com a melhoria de operação do reator IEAR-1 pela otimização da operação da torre A do mesmo. A operação das torres A e B vem sendo prejudicada pela intermitência operacional principalmente pela decantação de sólidos decorrentes de um processo de corrosão nas tubulações do sistema de resfriamento secundário. Esta decantação tem levado à necessidade de parada da mesma para remoção dos sólidos que estão depositados na bacia. A metodologia proposta neste relatório visa propor uma solução para melhorar a qualidade da água de processo pela introdução de uma purga contínua (blowdown), que é necessária para evitar a concentração de produtos na água de processo em decorrência do processo de evaporação. Também é proposta a alteração do local de alimentação da água de reposição da torre A para que fique o mais distante possível do bocal de captação do retorno de água para o secundário. Neste relatório também foi efetuada uma proposta deste sistema com o cálculo do mesmo e a comparação com o valor, já proposto pelo fabricante da torre, no data book da mesma. É importante que ao implantar o blowdown a empresa que efetua o tratamento de água das torres seja avisada com antecedência. É importante notar que a vazão de blowdown e evaporação de torres de resfriamento é proporcional à potência gerada no reator que é quase que totalmente convertida em calor, o qual é dissipado na torre.
  • Relatório IPEN-doc 23419
    Interfaces entre o Empreendimento RMB e o Laboratório de Fusão Nuclear - Sistemas de Águas e Esgotos
    2017 - RIBEIRO, MARIA A.M.
    Este documento apresenta os critérios e linhas gerais utilizadas no projeto básico da rede de águas e esgotos do empreendimento RMB e visa subsidiar o projeto básico a ser executado pela Minerbo Fuchs, no que se refere à interface entre as instalações do LFN e o empreendimento RMB. São apresentados, ainda, os limites de bateria entre o projeto do empreendimento RMB e do LFN. Destaca-se que as informações aqui descritas têm como objetivo apenas servir de guia para o projeto das instalações de águas do LFN, visando facilitar a manutenção futura das redes. Desta forma, a equipe do LFN tem liberdade para projetar as redes de águas e esgotos da forma que melhor atender a infraestrutura de seus laboratórios.