AMANDA CRISTINA MAZER

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 11
  • Resumo IPEN-doc 30011
    Quantificação da movimentação de órgãos em imagens 4D através de pontos identificados manualmente e automaticamente
    2023 - MAZER, A.C.; YORIYAZ, H.
    Introdução: A utilização da Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT) proporciona um tratamento mais preciso, sendo de extrema importância quantificar a movimentação em órgãos como o pulmão. O objetivo deste trabalho é quantificar a movimentação em uma imagem de Tomografia Computadorizada (TC) 4D através de pontos de referência. Materiais e Métodos: Foram utilizados pontos de referência identificados manualmente, os quais acompanhavam a TC, e pontos identificados automaticamente através de um algoritmo desenvolvido, baseado na técnica SIFT (Scale Invariant Feature Transform). Resultados e Discussões: Obteve-se um valor médio de movimentação de 7,67 ± 5,05 mm e 5,81 ± 3,92 mm entre as fases 0-50 e 50-90, com 100 pontos correspondentes manuais, e 2,84 ± 2,83 mm e 2,63 ± 2,56 mm com 279 pontos extraídos automaticamente. Conclusões: A quantificação da movimentação através da extração de características via algoritmo garante maior precisão a nível do tamanho do voxel das imagens, além de proporcionar a avaliação em outras regiões de interesse da imagem.
  • Artigo IPEN-doc 29515
    Avaliação de registro de imagem realizado com e sem pontos de referência extraídos através da técnica SIFT
    2022 - MAZER, AMANDA C.; YORIYAZ, HELIO
    Em Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT), é comum a aquisição de diversas imagens de um paciente e, por consequência, a realização de registro de imagem para a comparação entre elas. Devido a isso, é fundamental que sejam realizados tanto um bom registro quanto um bom controle da qualidade (CQ) do registro. O objetivo deste trabalho é avaliar um registro de imagem quando realizado com e sem pontos de referência. Para isso, imagens de Tomografia Computadorizada (TC) de um paciente da radioterapia foram utilizadas para realizar registros rígido e elástico, com e sem pontos de referência. A técnica Scale Invariant Feature Transform (SIFT) foi utilizada para desenvolver um algoritmo para a extração semiautomática de pontos-chave estáveis das imagens, tanto para os registros quanto para a avaliação de tais registros. Através dos valores de erro médio, erro máximo e Informação Mútua (IM) encontrados, foi possível verificar um melhor alinhamento das imagens quando realizado o registro partindo inicialmente dos pontos de referência extraídos, em comparação com o alinhamento realizado sem esses pontos de referência. A SIFT mostrou ser uma ótima ferramenta para realizar ambas as tarefas e, quando possível, o profissional da clínica deve realizar um bom CQ quantitativo de registro, considerando pontos de referência distribuídos pelas imagens.
  • Resumo IPEN-doc 29150
    Avaliação de registro de imagem realizado com e sem pontos de referência extraídos através da técnica SIFT
    2022 - MAZER, AMANDA C.; YORIYAZ, HELIO
    Em Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT), é comum a aquisição de diversas imagens de um paciente e, por consequência, a realização de registro de imagem para a comparação entre elas. Devido a isso, é fundamental que sejam realizados tanto um bom registro quanto um bom controle da qualidade (CQ) do registro. O objetivo deste trabalho é avaliar um registro de imagem quando realizado com e sem pontos de referência. Para isso, imagens de Tomografia Computadorizada (TC) de um paciente da radioterapia foram utilizadas para realizar registros rígido e elástico, com e sem pontos de referência. A técnica Scale Invariant Feature Transform (SIFT) foi utilizada para desenvolver um algoritmo para a extração semi-automática de pontos-chave estáveis das imagens, tanto para os registros quanto para a avaliação de tais registros. Através dos valores de erro médio, erro máximo e Informação Mútua (IM) encontrados, foi possível verificar um melhor alinhamento das imagens quando realizado o registro partindo inicialmente dos pontos de referência extraídos, em comparação com o alinhamento realizado sem esses pontos de referência. A SIFT mostrou ser uma ótima ferramenta para realizar ambas as tarefas e, quando possível, o profissional da clínica deve realizar um bom CQ quantitativo de registro, considerando pontos de referência distribuídos pelas imagens.
  • Resumo IPEN-doc 28455
    Comparação da distribuição de dose experimental e calculada por Monte Carlo de uma unidade de raios-X XVI da Elekta ®
    2021 - ROMBALDI, PAULO V.L.; MAZER, AMANDA C.; SHORTO, JULIAN M.B.; RIBEIRO, VICTOR A.B.; YORIYAZ, HELIO
    Com o aumento do uso das tecnologias de IGRT na prática clínica, há uma preocupação com uma possível adição significativa de dose de radiação aos tecidos sadios do paciente, aumentando o risco de induzir cânceres secundários por exposições concomitantes. O propósito deste estudo consiste em quantificar a dose concomitante recebida por pacientes em tratamento com Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT) exclusivamente devido aos raios-X produzidos pela unidade XVI, unidade de tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) acoplado ao acelerador linear da Elekta, localizado no ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). Também foram realizadas comparações de dados obtidos a partir de medidas experimentais e simulações com o código de Monte Carlo MCNP6.
  • Resumo IPEN-doc 28453
    Algoritmo para avaliação de registro de imagem baseado na técnica SIFT (Scale Invariant Feature Transform)
    2021 - MAZER, AMANDA C.; YORIYAZ, HELIO
    A avaliação de um registro de imagem deve ser feita a partir de um grande número de pontos distribuídos pelas imagens utilizadas no processo. Neste trabalho, a técnica SIFT, que permite extrair automaticamente pontos estáveis de uma imagem, foi utilizada para desenvolver um algoritmo na linguagem Python para ser aplicado para avaliação de registro de imagens médicas 3D. Imagem de TC (tomografia computadorizada) foi usada para realizar testes de redundância envolvendo diferentes transformações, a fim de obter pontos correspondentes entre a imagem original e a imagem sintética transformada. Para todos os testes, o algoritmo foi capaz de identificar pontos estáveis, em que a maioria era verdadeiramente correspondente, de acordo com diferentes margens de erro. Entretanto, o algoritmo ainda se encontra em fase de validação.
  • Artigo IPEN-doc 27940
    Análise da sensibilidade do ArcCHECK®
    2019 - MAZER, AMANDA C.; SHORTO, JULIAN M.B.; SIQUEIRA, PAULO T.D.; NAKANDAKARI, MARCOS V.N.; RIBEIRO, VICTOR A.B.; YORIYAZ, HELIO
    Este artigo apresenta uma análise da sensibilidade do sistema dosimétrico ArcCHECK, através de comparações entre medidas experimentais envolvendo alguns tipos de deslocamentos mecânicos e medidas de uma referência fixa. O ArcCHECK é um sistema que contém 1386 diodos dispostos de forma helicoidal e que permite realizar medições para Controle de Qualidade de técnicas de radioterapia mais modernas e complexas. Foram feitas algumas medidas iniciais de repetibilidade e de linearidade e, em sequência, análises da capacidade do dispositivo em identificar erros de deslocamentos em diferentes direções, bem como a visualização de efeitos da resolução dos diodos. Foram encontradas diferenças consideráveis nos valores de dose entre deslocamentos pequenos e a referência. Também foram observadas deformações nas curvas de isodose para determinados ângulos de irradiação do sistema. O ArcCHECK foi considerado bastante sensível, dada a metodologia de análise, porém deve ser utilizado com cautela quando posicionado para realizar Controle de Qualidade.
  • Dissertação IPEN-doc 26632
    Estudos dosimétricos utilizando um sistema 3D para controle de qualidade em radioterapia
    2019 - MAZER, AMANDA C.
    Nos últimos anos, foi desenvolvido e comercializado um moderno sistema dosimétrico 3D composto por 1386 diodos arranjados de forma helicoidal, chamado ArcCHECK, para controle de qualidade de técnicas que envolvem modulação dos feixes na radioterapia. O escopo deste trabalho é contribuir para estudos dosimétricos para o controle de qualidade, através da análise e da compreensão de medidas experimentais realizadas com o ArcCHECK e de simulações computacionais no código MCNP, baseado no Método Monte Carlo. Foram observadas as respostas do sistema para irradiações simples e estáticas, comparadas aos resultados de dois modelos computacionais desenvolvidos para simulações, além disso o método de interpolação e a sensibilidade de detecção do sistema foram testados. Foram encontradas boas reprodutibilidade, repetitividade, linearidade com a dose e com a taxa de dose e sensibilidade de detecção, embora alguns efeitos inesperados tenham sido observados principalmente devido à representação da aquisição helicoidal da dose em um mapa de distribuição 2D. O modelo computacional proposto de forma mais simples, assim como o algoritmo desenvolvido para interpolação dos dados, auxiliou na compreensão dos efeitos do ArcCHECK. O modelo mais detalhado proposto foi validado e pode ser usado como referência para diferentes simulações futuras.
  • Artigo IPEN-doc 26131
    Interpolation studies of a 3D dosimetric system for quality assurance in radiation therapy
    2019 - MAZER, AMANDA C; SHORTO, JULIAN M.B.; SIQUEIRA, PAULO T.D.; NAKANDAKARI, MARCOS V.N.; RIBEIRO, VICTOR A.B.; YORIYAZ, HELIO
    With the evolution of radiation therapy techniques, treatments have become increasingly accurate. To ensure a good quality assurance program for modern equipment, Sun Nuclear Corporation has developed ArcCHECK, a 3D dosimetric system, which contains 1386 helically arranged diodes within a PMMA cylindrical structure. The outputs of this system show, in addition to dose values acquired directly from the diodes, also matrices with interpolated dose values, in order to provide values at more than 5000 points for quality assurance. The main purpose of this work is to analyze the interpolated dose values provided by ArcCHECK. For this, simple measurements were taken with ArcCHECK, with a 10x10 cm2 static field of 6 MeV photons and 100 MU. A algorithm for MATLAB software was also developed so that it was possible to interpolate crude dose values obtained from the diodes and compare them with the values interpolated by the dosimetric system software. Significant dose differences values were found in the relative dose difference between the matrices interpolated by the algorithm and by ArcCHECK. The method used by this dosimetric system presented a diode selection pattern for the interpolation and different when compared to the developed method, even if both were calculated in the 2D plane, based on the dose map acquired by ArcCHECK.
  • Artigo IPEN-doc 25969
    Computational model of a 3D dosimetry system - ArcCHECK®
    2019 - MAZER, A.C.; NAKANDAKARI, M.V.N.; RIBEIRO, V.A.B.; SIQUEIRA, P.T.D.; SHORTO, J.M.B.; YORIYAZ, H.
    Ionizing radiation therapies have been improving over the years, becoming more specific for each patient. Thereby, as the treatment planning system (TPS) complexities increases, the quality assurance (QA) methods have to be in constant evolution. One of the techniques that demand great complexity is the Volumetric Modulated Arc Therapy (VMAT), and one possible way to VMAT commissioning is using 3D dosimetry systems. Recently a new 3D dosimetry system called ArcCHECK had been developed and commercialized mainly for VMAT quality assurance. It is water-equivalent and composed by an array of 1386 diodes arranged in a helical pattern. Since simulation methods, like Monte Carlo method, ensure highly accurate results, MCNP (A General Monte Carlo N-Particle Transport Code System) is totally reliable for problems that involve radiation transport. This work presents two computational models for Monte Carlo simulations to predict detection responses in the QA procedure using the ArcCHECK. The computational models were validated comparing the system responses obtained from MCNP6 simulations against measured responses due to a 6 MeV clinical photon beam from a Linear Accelerator. 2D dose maps were reported here with good agreement between simulated and measured values.