CAROLINA SAYURI HATTORI NETO

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  • Artigo IPEN-doc 28345
    Microstructure and fatigue properties of extruded aluminum alloys 7046 and 7108 for automotive applications
    2021 - HATTORI, C.S.; ALMEIDA, G.F.C.; GONCALVES, R.L.P.; SANTOS, R.G.; SOUZA, R.C.; SILVA JUNIOR, W.C. da; CUNALI JUNIOR, J.R.C.; COUTO, A.A.
    This work aimed to obtain by extrusion two aluminum alloys, 7108 and 7046. The microstructural characterized at each stage of the manufacturing process and the mechanical fatigue behavior of the extruded profile were evaluated. The aluminum alloys in the as-casted condition exhibited an interdendritic microsegregation inside the grains, with intermetallic phases precipitated on the grain boundaries. In the homogenization of the billets of the AA7108 and AA7046, the precipitated phases dissolved. The AA 7046, in the as-casted condition, displayed shrinkage microvoids throughout the length of the billet and a microstructure of heterogeneous grains, with the presence of a remelted layer at a maximum depth of 10 mm. The AA7046 displayed better tensile and fatigue properties than the AA7108. A higher surface roughness facilitated the initiation and propagation of cracks during the fatigue cycles. This effect was more pronounced with low levels of maximum stress and high number of cycles to failure. Deep secondary cracks perpendicular to the growth direction of the main crack were visible on all fracture surfaces. In the medium and high cycle fatigue tests of the AA7108 and AA7046, the cracks advanced in a perpendicular direction to the elongated grains resulting from the extrusion process. The fracture surfaces of the tested samples with a high number of cycles exhibited a region with a smaller crack propagation area and a larger region of rupture due to mechanical overload. The region of crack propagation is characterized by plastic deformation and the presence of striations perpendicular to the growth direction.
  • Tese IPEN-doc 28044
    Obtenção, caracterização microestrutural e comportamento mecânico de ligas de alumínio da série 7xxx extrudadas para aplicações automotivas
    2021 - HATTORI, CAROLINA S.
    Devido às legislações cada vez mais rígidas quanto a emissão de CO2, uma das opções das montadoras é a utilização de materiais mais leves. Esta questão de leveza trouxe ainda mais atenção para as ligas de alumínio que já são largamente utilizadas na indústria automotiva para diversas aplicações, principalmente as ligas tradicionais da série 5xxx e 6xxx. Diante do cenário de competitividade da indústria, faz-se necessário o desenvolvimento de ligas estruturais de alta resistência mecânica, como as da série 7XXX que são o foco deste estudo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo a obtenção por extrusão de duas novas ligas de alumínio, 7108 e 7046, caracterizar a microestrutura em cada etapa do processo de fabricação e avaliar o comportamento mecânico em tração e em fadiga. Inicialmente, foram vazados tarugos nas duas ligas para posterior desenvolvimento do processo de extrusão, em duas geometrias diferentes de perfil extrudado, visando definir os principais parâmetros do processo e de tratamentos térmicos. As microestruturas dos perfis extrudados das ligas 7108 e 7046 são formadas por partículas de segunda fase ricas em Al-Fe-Si e precipitados finos ricos em Al-Zn-Mg dispersos em matriz de alumínio. O resultado de limite de resistência da liga 7046 apresentou um resultado 36% superior ao da liga 7108, comprovando a influência da quantidade de precipitados formados. Para a liga 7046 todos os níveis de tensão máxima tiveram um desempenho superior nas propriedades de fadiga em relação a liga 7108 e notou-se uma significativa melhoria das propriedades em fadiga em decorrência do polimento dos corpos de prova. Nas superfícies de fratura observa-se uma região de menor área de propagação de trinca e uma região mais extensa de ruptura por sobrecarga mecânica. A região de propagação de trinca é caracterizada por deformação plástica e presença de estrias perpendiculares à direção de crescimento.
  • Capítulo IPEN-doc 19983
    Evaluation of fatigue behavior of SAE 9254 steel suspension springs manufactured by two different processes: hot and cold winding
    2013 - HATTORI, CAROLINA S.; COUTO, ANTONIO A.; VATAVUK, JAN; LIMA, NELSON B. de; REIS, DANIELI A.P.
  • Artigo IPEN-doc 15872
    Refinamento pelo metodo de Rietveld de uma chapa laminada com orientacao preferencial da liga Al-Mg-Si 6063
    2010 - CARRIO, J.A.G.; LIMA, N.B.; COUTO, A.A.; AGUIAR, A.A.; HATTORI, C.S.; MIRANDA, L.F.; DOMINGUES JUNIOR, N.I.
  • Artigo IPEN-doc 18407
    Comparação de molas de suspensão temperadas e revestidas enroladas a quente e a frio
    2012 - HATTORI, C.S.; COUTO, A.A.; VTAVUK, J.; OLIVEIRA, R.R.; LIMA, N.B.