FLAVIA PALADINO BIATY

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 13
  • Artigo IPEN-doc 30306
    Titan
    2023 - CIONGOLI, GIOVANA; CARMINATTO, AMANDA A.; ESCUDEIRO, PAULA M.; BIATY, FLAVIA P.; COELHO, HELIO P.J.B.
    A exploração do mar profundo é impulsionada por diversos motivos, como a descoberta científica, busca de recursos naturais, geração de energias renováveis, estudo das mudanças climáticas, avanço tecnológico e até mesmo por aventuras e desafios pessoais. Para alcançar esses objetivos, foram desenvolvidas tecnologias avançadas, como submarinos tripulados (HOV), veículos operados remotamente (ROV), veículos subaquáticos autônomos (AUV) e sensores de coleta de dados. A exploração do fundo do mar representa uma oportunidade única de descoberta e superação de limites, mas a segurança deve ser uma prioridade. O acidente com o submersível Titan, que ocorreu durante uma expedição para visitar os destroços do Titanic, ressalta a importância do desenvolvimento de tecnologias subaquáticas e medidas de segurança para operações desse tipo. A falta de regulamentações específicas para o uso de submersíveis em expedições turísticas em mar aberto e em grandes profundidades é uma questão crítica. Através de regulamentações atualizadas, conscientização contínua e avanços em tecnologias subaquáticas, é possível garantir a segurança dos passageiros, tripulação e exploradores envolvidos nessas atividades. O incentivo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de comunicação subaquática desempenha um papel crucial nesse processo, permitindo a exploração das profundezas oceânicas de forma segura e responsável.
  • Artigo IPEN-doc 30305
    Construção de um ambiente virtual do reator nuclear de pesquisa IPEN-MB/01
    2023 - COELHO, HELIO P.J.B.; SABUNDJIAN, GAIANE; BIATY, FLAVIA P.; CIONGOLI, GIOVANA; PALADINO, PATRICIA A.
    Com a pandemia de COVID-19, em face ao distanciamento social, muitas áreas da sociedade recorreram a utilização de recursos virtuais. Para contornar essas limitações, também impostas ao IPEN, foi proposto o desenvolvimento de um ambiente de visitação virtual a seus reatores nucleares, mais especificamente ao reator IPEN-MB/01. O desenvolvimento deste ambiente virtual, utilizando uma popular engine de desenvolvimento de jogos (Unreal Engine), tem como propósito facilitar o acesso do público ao reator nuclear, a seu funcionamento e também aos trabalhos realizados pelo mesmo, esclarecendo dúvidas e ajudando a disseminar informações corretas a respeito da importância deste tipo de instalação nuclear.
  • Artigo IPEN-doc 30304
    A importância do cálculo de custos ambientais para a tomada de decisões energéticas sustentáveis
    2023 - BIATY, FLAVIA P.; SABUNDJIAN, GAIANE; CIONGOLI, GIOVANA; COELHO, HELIO P.J.B.; PALADINO PATRICIA A.
    A dependência atual de recursos baseados em combustíveis fósseis acarreta problemas tanto para a economia quanto para o meio ambiente, principalmente no contexto atual de busca por soluções sustentáveis. Para uma análise completa da viabilidade de fontes energéticas alternativas, observa-se a necessidade de identificar e monetizar os custos externos envolvidos. Este trabalho visou estudar a importância do cálculo de custos ambientais das fontes de geração de energia elétrica por meio de uma revisão bibliográfica. A fundamentação teórica, a partir da economia do meio ambiente, justifica o uso de métodos de valoração ambiental para identificar e monetizar os custos externos, utilizando o dinheiro como medida comum. A revisão da literatura permitiu identificar ainda os principais projetos e trabalhos já desenvolvidos nesta área, comprovando a existência e relevância de várias técnicas disponíveis, embora sujeitas a limitações, para abordar essa questão. Concluiu-se que a análise econômica das questões ambientais permite fornecer uma visão mais ampla para a tomada de decisões.
  • Artigo IPEN-doc 30303
    A plataforma arduino no controle de motores de um drone subaquático nuclear
    2023 - CIOGOLI, GIOVANA; BIATY, FLAVIA P.; SABUNDJIAN, GAIANE; COELHO, HELIO P.J.B.; PALADINO, PATRICIA A.
    Uma grande área de estudo da robótica é a de robôs móveis, entre eles encontramse os robôs subaquáticos teleoperados. Nas usinas nucleares que possuem reatores tipo piscina (PWR), a água é um dos elementos primordiais para o funcionamento do sistema, contudo, tem-se mais um ambiente insalubre e de difícil acesso para as inspeções periódicas e de manutenção. O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) encuba e financia um projeto de construção de um drone subaquático com resistência nuclear, operado com controle remoto elaborado por uma plataforma de prototipagem. O presente trabalho objetiva apresentar os resultados preliminares, com foco no controlador de motores. As placas de prototipagem Arduino foram utilizados no desenvolvimento do módulo de controle dos motores, bem como drives ponte H, RS485, joystick e regulador de tensão. No que tange a aplicação do Arduino para o controle de propulsores do drone subaquático nuclear, pode-se dizer que há comprovada eficiência e eficácia, até o presente momento.
  • Artigo IPEN-doc 29753
    O uso de veículos subaquáticos operados remotamente nas industriais de energia hidrelétrica e nuclear
    2022 - CIONGOLI, GIOVANA; BIATY, FLAVIA P.; PALADINO, PATRICIA A.; SABUNDJIAN, GAIANE
    Os veículos subaquáticos operados remotamente, conhecidos como Remotely Operated Vehicles (ROV’s), possuem eficiência comprovada em diversas aplicações. Sua utilização em ambientes insalubres e confinados, tais como usinas hidrelétricas e nucleares, permite maior segurança e eficiência dos trabalhos subaquáticos. Dessa forma, este trabalho buscou apresentar uma perspectiva mundial sobre o uso dos ROV’s na área das indústrias hidrelétrica e nuclear, analisando sua aplicabilidade no âmbito nacional, por meio de uma revisão bibliográfica. Concluiu-se que a aplicação dos ROV’s é pertinente e necessária, considerando a matriz elétrica brasileira. Entretanto, observou-se que essa tecnologia é ainda pouco difundida, de forma que a pesquisa e publicação de trabalhos sobre o tema poderão gerar mais confiabilidade no método apresentado.
  • Artigo IPEN-doc 29117
    PLATAGAM
    2022 - PALADINO, P.A.; BIATY, F.P.; JULIAO, A.P.; SABUNDJIAN, G.
    This paper aimed at the conception and implementation of a platform video game designed to make known some of the benefits of the use of Gamma Radiation produced in the Cobalt-60 Multipurpose Irradiator, built with Brazilian technology at IPEN’s facilities. Unity 3D game engine and some other software for image editing were used. Four missions await the player, illustrating the following benefits of gamma radiation irradiation: on foods and beverages to retard deterioration and interrupt microorganisms proliferation; on tilapias, which skins are used in bandages for burns; on surgical materials as a sterilization procedure; and, finally, on museum items, for eradication of plagues on the collection. The authors hope that the offering of this didactic material will aid some effective Science Learning, mainly about pacific uses of Nuclear Technology.
  • Artigo IPEN-doc 28763
    Jogos digitais e realidade virtual como material didático
    2021 - BIATY, FLAVIA P.; PALADINO, PATRICIA A.; SABUNDJIAN, GAIANE
    Neste trabalho discute-se a importância dos jogos digitais e da realidade virtual como material didático para uma aprendizagem significativa. Por meio de uma revisão bibliográfica e de discussões de um grupo de trabalho interdisciplinar e interinstitucional, constatou-se a importância dos Digital Game Based Learning (DGBL). Este tipo de jogo quando utilizado como material didático, permite um grau de flexibilidade e criatividade para o professor planejar sua sequência didática. Por outro lado, observou-se a carência de produção desse tipo de material, suas complexidades e suas limitações. Um tipo de limitação dos jogos de Realidade Virtual é a dificuldade de algumas pessoas em realizar a fusão binocular necessária para sua visualização.
  • Artigo IPEN-doc 28762
    Viabilidade econômica e ambiental do uso de hidrogênio como vetor energético para transportes públicos urbanos
    2021 - BIATY, FLAVIA P.; PALADINO, PATRICIA A.; SABUNDJIAN, GAIANE
    O uso do hidrogênio como vetor energético já é uma realidade no setor de transportes públicos urbanos. Uma alternativa mais limpa neste setor é particularmente importante uma vez que a queima de combustíveis fósseis impacta negativamente a qualidade ambiental e social da população. Este trabalho buscou investigar o atual panorama da viabilidade econômica e ambiental da utilização do hidrogênio como potencial vetor energético para o setor de transportes públicos urbanos, por meio de uma revisão bibliográfica. Concluiu-se que o tema envolve fatores tecnológicos, sociais, econômicos, ambientais e políticos, que necessitam de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação para sua implantação e ampliação.
  • Artigo IPEN-doc 28761
    O hidrogênio como vetor energético
    2021 - BIATY, FLAVIA P.; JULIAO, ARTHUR P.; PALADINO, PATRICIA A.
    O hidrogênio associado às células a combustível é considerado uma alternativa energética aos combustíveis fósseis na busca por um modelo sustentável de geração de energia. Por não ser uma fonte primária de energia, há uma vasta gama de possibilidades para sua produção, transporte e armazenamento, que podem envolver fontes fósseis e gerar poluentes, conflitando com o principal benefício do uso do hidrogênio enquanto alternativa limpa. Este estudo buscou investigar, por meio de uma revisão bibliográfica, as formas de produção, transporte e armazenamento do hidrogênio concluindo que a produção mais viável, é aquela que ocorre no mesmo local do abastecimento, por meio da eletrólise.
  • Artigo IPEN-doc 28306
    PLATAGAM
    2021 - PALADINO, PATRICIA A.; BIATY, FLAVIA P.; JULIAO, ARTHUR P.; SABUNDJIAN, GAIANE