GLAUCO ROGERIO VENEZIANI

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 35
  • Resumo IPEN-doc 26814
    Quality control in “Intensity Modulated Radiation Therapy-IMRT” using thermoluminescent dosimeters
    2019 - MATSUSHIMA, L.C.; VENEZIANI, G.R.; SAKURABA, R.K.; CAMPOS, L.L.
    Introduction Quality assurance in radiation therapy included all actions for ensure the maximum dose for the target volume (tumour) and minimum dose for the healthy tissues. The use of thermoluminescent detectors for evaluation of the absorbed doses in treatments that involve the use of ionizing radiation is widespread and well established in clinical routine. The quality measures are employed to validate system performance, such as IMRT quality assurance (QA). An example for IMRT QA is the decision not to treat the patient if the comparison between a point-dose measurement and the planned value exceeds a predefi ned acceptance criterion (±5%). This work aimed the evaluation of absorbed doses with the use of thermoluminescent detectors (TLDs) of lithium fl uoride doped with magnesium and titanium (LiF:Mg,Ti) and a polymethylmethacrylate (PMMA) phantom in Intensity Modulated Radiation Therapy – IMRT planning. Methods In this study the PMMA phantom simulated a patient in treatment. The central cavity (rectangular format) was considered like target volume (tumour) and the others four cavities were considered like organs at risk. The TLDs were positioned inside the cavities; each cavity has an EVA mold for the positioning of TLDs.
  • Resumo IPEN-doc 26043
    Development of phantom using 3D printer for veterinary radiosurgery
    2018 - VENEZIANI, G.R.; MATSUSHIMA, L.C.; GAGLIARDO, K.M.; CARVALHO, T.P.A.; SAKURABA, R.K.; CAMPOS, L.L.
  • Resumo IPEN-doc 26032
    Verification of absorbed doses using thermoluminescent detectors and mapping of isodose curves in IMRT planning
    2018 - MATSUSHIMA, L.C.; VENEZIANI, G.R.; SAKURABA, R.K.; CAMPOS, L.L.
  • Capítulo IPEN-doc 25889
    Desenvolvimento de simulador aplicados a radiodiagnostico e radioterapia utilizando impressora 3D
    2018 - VENEZIANI, G.R.; RODRIGUES JUNIOR, ORLANDO; SAKURABA, R.K.; CAMPOS, L.L.
    Nesse trabalho foi avaliada a viabilidade do uso de impressora 3D (FDM) e materiais tecido equivalentes para o desenvolvimento de simuladores para serem aplicados em radioterapia e/ou diagnóstico. Os resultados avaliados por CT foram bastante promissores e abrem caminho para o desenvolvimento de simuladores personalizados e de baixo custo.
  • Capítulo IPEN-doc 25888
    Determinação dos coeficientes de atenuação para feixes de raios X diagnóstico do PLA e do ABS impressos
    2018 - VALERIANO, C.; VENEZIANI, G.; JUNIOR, O.; VIVOLO, V.; SANTOS, W.S.; CAMPOS, L.L.
    Modelos 3D de estruturas anatômicas podem ser obtidos por meio de técnicas de imageamento médico (ressonância magnética e tomografia computadorizada). 70 Variando os materiais (por exemplo poliuretano e resina epóxi) utilizados em sua composição, é possível obter o contraste radiográfico ou a equivalência ao tecido desejado. A produção de objetos simuladores para pacientes específicos precisa preencher requisitos como a acurácia geométrica com a anatomia do individuo, a equivalência ao tecido, de modo que possam ser realizar medidas utilizáveis, e não ser susceptível aos efeitos da radiação. A utilização de impressoras 3D é uma forma rápida de construção de objetos complexos, dessa forma é justificável estudar a viabilidade da impressão 3D para desenvolver objetos simuladores. Baseado nesse cenário, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a simulação desenvolvida, utilizando MCNP5, como ferramenta para a obtenção dos coeficientes de atenuação das placas feitas com material de impressora 3D.
  • Tese IPEN-doc 23122
    Desenvolvimento de um objeto simulador "Canis Morphic" utilizando impressora 3D para aplicação em dosimetria na área de radioterapia veterinária
    2017 - VENEZIANI, GLAUCO R.
    O aumento na longevidade humana fez surgir uma série de doenças com a idade; em contrapartida o avanço da medicina possibilitou o diagnóstico precoce e o tratamento de várias doenças antes incuráveis. Esse cenário atual estendese também aos animais domésticos (cães e gatos - PETs) que dobraram sua expectativa de vida nas últimas décadas, fato que os humanos demoraram séculos para alcançar. Do mesmo modo que os humanos, esse aumento na longevidade dos animais veio acompanhado de doenças relacionadas com a idade, entre elas o câncer. Uma das terapias utilizadas atualmente no tratamento do câncer é a radioterapia, técnica que utiliza a radiação ionizante para destruir as células tumorais (volume-alvo) com mínimo prejuízo aos tecidos circunvizinhos sadios (órgãos de risco). Essa técnica exige a realização periódica de testes de controle de qualidade, incluindo a dosimetria com a utilização de objetos simuladores equivalentes ao tecido, de modo a verificar a dose de radiação recebida pelo paciente em tratamento e compará-la posteriormente com a dose de radiação calculada pelo sistema de planejamento. A rápida expansão do mercado de impressoras 3D abriu caminho para uma revolução na área da saúde. Atualmente os objetos simuladores por impressão 3D estão sendo usados em planejamentos de Radioterapia para a localização espacial e mapeamento das curvas de isodose, realizando, assim, um planejamento mais personalizado para cada campo de radiação, além da confecção de implantes dentais, customização de próteses e confecção de bólus. Diante do exposto esse trabalho projetou e desenvolveu um objeto simulador chamado de \"Canis Morphic\" utilizando uma impressora 3D e materiais tecido-equivalentes para a realização dos testes de controle de qualidade e otimização das doses na área de Radioterapia em animais (cães). Os resultados obtidos demonstraram-se promissores na área de criação de simuladores por impressão 3D, com materiais de baixo custo, para aplicação no controle de qualidade em Radioterapia veterinária.
  • Artigo IPEN-doc 23121
    Attenuation coefficient determination of printed ABS and PLA samples in diagnostic radiology standard beams
    2016 - VENEZIANI, G.R.; CORREA, E.L.; POTIENS, M.P.A.; CAMPOS, L.L.
    IAEA code of practice TRS-457 states that standard phantoms should offer the same primary attenuation and scatter production as relevant body section of a representative patient. Material cost, availability and dimensional stability must also be considered. The goal of this study is to determine the attenuation coefficient of printed ABS and PLA samples in standard X-ray beams, verifying if phantoms printed with these materials could be an easier-handle substitute for PMMA, enabling the creation of different designs in an easier and cheaper way. Results show that PMMA presents higher attenuation coefficient, followed by PLA and ABS, which means that thinner PMMA layer creates higher radiation attenuation.
  • Resumo IPEN-doc 23801
    Verification of doses for total skin electron irradiation using thermoluminescent dosimeters and diodes
    2016 - MATSUSHIMA, LUCIANA; VENEZIANI, GLAUCO; SAKURABA, ROBERTO; CAMPOS, LETICIA
  • Artigo IPEN-doc 22713
    Desenvolvimento de simuladores utilizando impressora 3D
    2016 - VENEZIANI, G.R.; RODRIGUES JUNIOR, O.; SAKURABA, R.K.; CAMPOS, L.L.
    Nesse trabalho foi avaliada a viabilidade do uso de impressora 3D (FDM) e materiais tecido equivalentes para o desenvolvimento de simuladores para serem aplicados em radioterapia e/ou diagnóstico. Os resultados avaliados por CT foram bastante promissores e abrem caminho para o desenvolvimento de simuladores personalizados e de baixo custo.
  • Artigo IPEN-doc 22712
    Determinação dos coeficientes de atenuação para feixes de raios x diagnóstico do PLA e do ABS impressos - uma abordagem por simulação com MCNP5
    2016 - VALERIANO, CAIO C.S.; VENEZIANI, G.; GIGLIOLI, M.; RODRIGUES JUNIOR, O.; VIVOLO, V.; SANTOS, W.S.; CAMPOS, L.L.
    Modelos 3D de estruturas anatômicas podem ser obtidos por meio de técnicas de imageamento médico (ressonância magnética e tomografia computadorizada). Variando os materiais (p. ex. poliuretano e resina epóxi) utilizados em sua composição, é possível obter o contraste radiográfico ou a equivalência ao tecido desejado. A produção de objetos simuladores para pacientes específicos precisa preencher requisitos como a acurácia geométrica com a anatomia do individuo, a equivalência ao tecido, de modo que possam ser realizar medidas utilizáveis, e não ser susceptível aos efeitos da radiação. A utilização de impressoras 3D é uma forma rápida de construção de objetos complexos, dessa forma é justificável estudar a viabilidade da impressão 3D para desenvolver objetos simuladores. Baseado nesse cenário, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a simulação desenvolvida, utilizando MCNP5, como ferramenta para a obtenção dos coeficientes de atenuação das placas feitas com material de impressora 3D.