FERNANDO RODRIGUES DA SILVA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 11
  • Resumo IPEN-doc 14438
    Study of BaLiFsub(3) single crystal fiber growth by micro-pulling-down method
    2007 - MORAES, JAIR R. de; SILVA, FERNANDO R. da; BALDOCHI, SONIA L.
  • Resumo IPEN-doc 17638
    Solid state lasers materials: from bulk to micro and nanocrystals
    2011 - BALDOCHI, SONIA L.; MORAES, JAIR R.; SILVA, FERNANDO R.; SOARES, LEONARDO R.L.; WETTER, NIKLAUS U.; VIEIRA, RENATO J.R.
  • Resumo IPEN-doc 17754
    Crescimento de fibras de BaLiFsub(3) pela técnica de micro-pulling-down
    2006 - SILVA, FERNANDO R. da; MORAES, JAIR R. de; BALDOCHI, SONIA L.
  • Resumo IPEN-doc 14151
    Laser action in Nd:LiYF4 single crystal fiber
    2009 - JAKUTIS NETO, JONAS; SILVA, FERNANDO R. da; BALDOCHI, SONIA L.; WETTER, NIKLAUS U.
  • Artigo IPEN-doc 16012
    Growth and characterization of LiYF4:Er+3 fibers
    2008 - SILVA, F.R.; MIRAGE, A.; SANTO, A.M.E.; MARTIN, A.A.; BALDOCHI, S.L.
  • Dissertação IPEN-doc 12789
    Crescimento de fibras de LiYFsub(4) dopadas com Ndsup(3+) e Ersup(3+) para aplicações em lasers de estado sólido
    2008 - SILVA, FERNANDO R. da
    Neste trabalho foi estudado o crescimento de fibras monocristalinas de LiYF4 (YLF) dopadas com Er3+ ou Nd3+ pelo método de micro-pulling-down (-PD) no modo resistivo. Para otimização do processo de crescimento foi, desenvolvida nova metodologia de confecção de cadinhos, de forma a torná-los mais rígidos permitindo sua utilização em mais de uma experiência, aumentando a reprodutibilidade do processo. A câmara de crescimento também foi modificada para obtenção de vácuo da ordem de 10-7 torr. Devido ao tratamento térmico do sistema sob alto vácuo, antes da fusão do material, não foram observados transientes iniciais no processo de puxamento das fibras de YLF dopadas. Foram crescidas fibras de YLF:Nd com concentrações de 0,5, 1 e 1,5 mol% e fibras de YLF:Er com 1, 10, 20 mol %, com diâmetros da ordem de 0,7 mm e comprimentos de até 120mm. Devido a problemas mecânicos do sistema, o ancoramento das fibras, ou seja, o equilíbrio na interface sólidoliquido, mostrou-se muito difícil, sendo necessárias várias correções nos parâmetros de crescimento para estabilização da interface sólido-líquido resultando na formação de defeitos, principalmente na superfície, em regiões ao longo das fibras. Nas condições do presente estudo, o uso de uma atmosfera estática mostrou-se desfavorável. Testes de ganho efetuados com a fibra de YLF:Nd dopada com 1,5mol%, mostraram um ganho superior às perdas comprovando seu potencial para ação laser.
  • Tese IPEN-doc 19102
    Crescimento de fibras de molibdato duplo de lítio e lantânio e adaptação de sistema de alto vácuo para micro pulling-down
    2013 - SILVA, FERNANDO R. da
    Neste trabalho, foi investigado o processo de crescimento de fibras monocristalinas (FMc) para aplicação em sistemas laser. Para o aperfeiçoamento na fabricação de FMc de fluoretos, foi projetada e construída uma nova câmara de crescimento para um forno comercial de micro-pulling down (μ-PD), permitindo um rígido controle da atmosfera de processamento, (sob vácuo, fluxo e atmosferas estáticas). Paralelamente, foi investigado o processo de crescimento de FMc de molibdatos duplos de terras raras, sendo crescidas e caracterizadas fibras puras e dopadas com Nd3+ do composto LiLa(MoO4)2 (LLM) com concentrações na faixa de 0,5 a 10mol%. A câmara de crescimento projetada para o controle de atmosfera foi avaliada em diversas condições de operação. Em particular, a mesma foi testada com o puxamento de fibras de LiF, sob atmosfera de CF4, para observação da sua eficiência no controle da atmosfera de crescimento. Foram obtidas FMc de LLM, homogêneas e transparentes; nas fibras puras foi observada a presença de facetas, entretanto, a adequação dos parâmetros de crescimento e a adição de dopantes permitiu a redução significativa destes defeitos. A difração de raios-x mostrou a cristalização no grupo espacial I41/a; medidas de tomografia por coerência ótica permitiram a detecção de centros de espalhamento em regiões onde ocorreram instabilidades no processo de crescimento. Foi possível observar que o coeficiente de segregação do íon Nd3+ é próximo à unidade nesta matriz. O ganho potencial para ação laser foi determinado utilizando-se uma solução numérica das equações de taxa do sistema em 805nm e regime CW. O ganho máximo da emissão laser em 1,064 μm foi previsto para a dopagem de 5% mol Nd3+.
  • Artigo IPEN-doc 16560
    Synthesis and growth of materials for solid state lasers: Nd:YLF and Nd:LLW single crystal fibers
    2011 - BALDOCHI, S.L.; SILVA, F.R.; MORAES, J.R. de; JAKUTIS, J.; WETTER, N.U.; SANTO, A.M.E.
  • Artigo IPEN-doc 11161
    Enhancement of europium luminescence in tetracycline-europium complexes in the presence of urea hydrogen peroxide
    2005 - SILVA, F.R.; COURROL, L.C.; TARELHO, L.V.G.; GOMES, L.; VIEIRA JUNIOR, N.D.
  • Artigo IPEN-doc 15939
    Lasing of a single crystal Ndsup(3+) fluoride fiber
    2010 - JAKUTIS NETO, JONAS; MOURA, TIAGO dos S.; SILVA, FERNANDO R. da; BALDOCHI, SONIA L.; WETTER, NIKLAUS U.