FRANCISCO AMBROZIO FILHO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 205
  • Artigo IPEN-doc 26992
    Endurecimento secundário do aço rápido AISI M3:2 nome comercial Sinter 23 produzido por uma técnica de metalurgia do pó
    2015 - FERREIRA, ALLANA C.P.; SANTOS, ELINALDO N. dos; MESQUITA, ARIMATEA P. de P.; ARAUJO, EDVAL G. de; GONZALEZ, CEZAR H.; AMBROZIO FILHO, FRANCISCO; ARAUJO FILHO, OSCAR O. de
    O endurecimento secundário de aço rápido AISI M3:2 nome comercial Sinter 23 obtido por uma técnica de metalurgia do pó de sinterização por compactação isostática a quente é objeto desse trabalho de pesquisa. O aço rápido em questão foi austenitizado em banho de sal a 1.140°C, 1.160°C, 1.180°C e 1.200C, temperado ao ar e revenimento a 540°C, 560°C e 580C. Amostras do aço rápido foram fabricadas e submetidas ao tratamento térmico acima descrito e submetida a ensaios de dureza Vickers e Rockwell C para a determinação das suas respostas ao tratamento térmico de endurecimento e avaliação do pico de endurecimento secundário através dos resultados de dureza.
  • Artigo IPEN-doc 24341
    Secondary hardening of an AISI M3:2 high speed steel sinter 23 hot isostatic pressed
    2017 - ARAUJO FILHO, O.O.; GONZALEZ, C.H.; URTIGA FILHO, S.L.; OLIVEIRA, C.A.N.; SILVA, N.D.G.; AMBROZIO FILHO, F.
    The main aim of this work was to study the behavior of the secondary hardening of AISI M3:2 high speed steel named Sinter 23® produced by powder metallurgy process of hot isostatic pressing (HIP). The M3:2 high speed steel Sinter 23® was submitted to heat treatment of hardening with austenitizing temperatures of 1140 ºC, 1160 ºC, 1180 ºC and 1200 ºC and tempering at 540 ºC, 560 ºC and finally 580 ºC. The effectiveness and response of the heat treatment was determined using hardness tests (Vickers and Rockwell C hardness) and had its property of secondary hardness evaluated. The results showed that the secondary hardening peak of Sinter 23® high speed steel (tempering temperature at which maximum hardness is attained) is at 540 °C for the lower austenitization temperatures of 1140 °C and 1160 °C, and it is at 560 °C for the higher austenitizing/quenching temperatures of 1180 °C and 1200°C.
  • Artigo IPEN-doc 22865
    Estrutura e densificação de um pó compósito W-25%Ag preparado por moagem de alta energia e sinterizado em estado sólido
    2006 - COSTA, F.A.; ISHII, H.A.; AMBROZIO FILHO, F.; LIMA, N.B.; SILVA, A.G.P.; GOMES, U.U.
    As pseudoligas W-Ag usadas em contatos elétricos são produzidas por sinterização de mistura de pós de W e Ag, seguidas por prensagem a quente e laminação das peças sinterizadas para aumentar a densidade. A moagem de alta energia é usada para preparar pós compósitos devido a boa dispersão e a fina granulação que ela pode produzir. Ambas características melhoram a sinterização. Este trabalho investiga o efeito da técnica usada para preparar o pó W-25%Ag na densificação e estrutura do material sinterizado. Misturas de pós de W e Ag foram preparadas em um misturador e em um moinho planetário por 110 horas. Uma redução significante do tamanho de cristalito foi medida por DRX para ambas as fases W (13.05nm) e Ag (8.34nm). O cobalto foi detectado como contaminante após a moagem pelo EDS e XRF. As estruturas sinterizadas foram observadas sob microscópios ótico e eletrônico de varredura. Amostra sinterizada a 950°C por 5min. apresentou 77% de densidade relativa e 42% de densificação. Por outro lado, amostra sinterizada preparada com pó misturado alcançou somente 57% de densidade relativa e 4,7% de densificação.
  • Artigo IPEN-doc 22858
    Aços inoxidáveis martensíticos alto nitrogênio produzidos por metalurgia do pó – densificação por conformação à frio
    2002 - KARSOKAS FILHO, N.; RODRIGUES, D.; TSCHIPTSCHIN, A.P.; AMBROSIO FILHO, F.
    Os aços inoxidáveis com alto teor de nitrogênio conjugam alta resistência mecânica com elevada resistência à corrosão. Como a Metalurgia do Pó é um processo de conformação em estado sólido, tem papel importante na obtenção dessa classe de aços, visto que a solubilidade do nitrogênio é maior no estado sólido. Um problema na adoção desta rota é a existência de porosidade no produto final sinterizado, o que acarreta uma diminuição da resistência a corrosão, comprometendo o desempenho. Es te trabalho tem como objetivo avaliar a possibilidade de reduzir a porosidade através de conformação a frio posterior à sinterização. Para isto, pré-misturas de ferro com nitreto de cromo foram compactadas e sinterizadas em condições ajustadas para manter um teor de nitrogênio superior a 0,4%. As amostras assim confeccionadas foram submetidas a conformação por laminação a frio, onde foram observados vários problemas que serão aqui discutidos. Além disto, discute-se também a evolução da microestrutura durante o processamento.
  • Resumo IPEN-doc 22228
    Moagem de alta energia para obtenção de ligas de níquel com aplicação odontológica
    2005 - SARTORELLI, MARIO H.L.; SILVA, LUIS C.E. da; AMBROZIO FILHO, FRANCISCO
  • Resumo IPEN-doc 22227
    Microscopia eletrônica de varredura e determinação da dureza de aços rápidos
    2005 - SOUZA, LEONARDO F.M. de; NOGUEIRA, REJANE A.; AMBROZIO FILHO, FRANCISCO
  • Resumo IPEN-doc 22115
    Obtenção da liga M2 + 6% NbC via moagem de alta energia
    2007 - SOUZA, LEONARDO F.M. de; AMBROZIO FILHO, FRANCISCO; NOGUEIRA, REJANE A.
  • Resumo IPEN-doc 15927
    Obtenção de aços rápidos com adição de NbC
    2007 - WENTZCOVITCH, ALEXANDRE; AMBROZIO FILHO, FRANCISCO; NOGUEIRA, REJANE A.
  • Resumo IPEN-doc 22034
    Obtenção da liga M2 + 6% NbC via moagem de alta energia
    2006 - SOUZA, LEONARDO F.M. de; AMBROZIO FILHO, FRANCISCO
  • Publicação IPEN-doc 00155
    Development and fabrication of fuel elements for the IEA-R-1 reactor
    1979 - AMBROZIO FILHO, F.; BOSE, A.