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  • Dissertação IPEN-doc 16747
    Uso da radiação ionizante em polímeros de embalagens: conhecimento social: uma análise qualitativa
    2011 - ANDRADE, WANDERLEI
    O propósito deste estudo foi investigar o conhecimento de segmentos da população (constituídos por leigos, por estudantes e profissionais de áreas com possíveis aplicações da radioatividade) em relação aos benefícios da radiação ionizante sobre polímeros de embalagens para alimentos. As questões básicas aqui levantadas foram idealizadas para que suas respostas fornecessem parâmetros de análise para se afirmar ou negar que a população, de um modo geral, desconhece radioatividade e sua aplicação no campo dos alimentos e não se mostra preparada para mudar seus paradigmas, arraigados por impressões que persistem fortes de acidentes nucleares noticiados principalmente em mídia televisiva. Este estudo qualitativo é fundamentado por Bachelard (1996), que avulta a necessidade de uma preparação muito bem estruturada quando se quer extrair as verdades de classes que insistem, por vergonha de seu não-saber, em falsear respostas que, se sinceras, poderiam indicar importantes caminhos a se seguir pelo campo educacional para que se mudassem as características tão conhecidas neste país de um conhecimento de senso comum que ficou pouco ou nada científico. Portanto, este trabalho está norteado por um veio acadêmico que mostra, em seus objetos de pesquisa, elementos (questionários e entrevistas) necessários para que se possa conhecer a verdadeira opinião das pessoas frente à radioatividade. Infelizmente, as repostas não são animadoras, mostrando que há um grande desconhecimento mesmo dos profissionais, sobre o tema. Finalmente, o objetivo maior deste trabalho de pesquisa não foi somente uma investigação, mas a elucidação da necessidade de serem iniciadas ações educacionais que mudem a realidade que hoje se desenha neste país e que, somente com essa mudança, poderá haver, satisfatoriamente, pelo apoio e aceitação social, avanços significativos na área de tecnologia nuclear.