JAIR DA ANUNCIAÇÃO DE AZEVEDO JUNIOR

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Tese IPEN-doc 29791
    Aprendizado organizacional aplicado na gestão de projetos complexos, considerando a governança, ganho de rentabilidade e estilo de gestão
    2020 - AZEVEDO JUNIOR, JAIR da A. de
    Projetos são definidos como um conjunto de tarefas concatenadas que resultam na consecução de um objetivo dentro de um prazo determinado. O objetivo é descrito por meio de entregáveis bem definidos. Independentemente da natureza dos entregáveis processos, produtos, ou serviços - o objetivo sempre visa uma mudança na organização. Muitos dos problemas de orçamento, cronograma e design derivam de incertezas inerentes ao meio de desenvolvimento e contexto do projeto. A gerência de risco em projetos, por exemplo, se preocupa em avaliar incertezas sob a forma de riscos, explorando possibilidades de atuação e integrando os resultados no planejamento desses projetos. A impossibilidade de se eliminar totalmente os riscos não impede que, pelo menos, eles sejam gerenciados adequadamente, tornando os projetos mais previsíveis e aumentando a qualidade final tanto do produto como do processo e fazendo com o que o gestor tome a decisão para avaliar, explorar e direcionar a ação correta para cada tipo de problema encontrado. Limitações e lacunas têm sido detectadas em pesquisas e nas práticas de gestão dos projetos, seja por falta de uma metodologia adequada ou por falhas na tomada de decisão. Normalmente, parâmetros usuais como tempo, custo e qualidade são nitidamente insuficientes para descrever com propriedade a situação real de um projeto num determinado instante do ciclo de vida. A contribuição original desta pesquisa visa cobrir a falta existente de métodos de avaliação da eficiência e eficácia do estilo de gestão e seus impactos na rentabilidade de projetos complexos através da utilização de técnicas de gestão do conhecimento de forma a explorar o saber e o raciocínio coletivo na tomada de decisão. Neste trabalho investigou-se o impacto do aprendizado organizacional, através da utilização de uma base de conhecimento, no ganho de rentabilidade nas entregas dos projetos de alta complexidade e como os estilos de gestão contribuem para atingir esse objetivo e as similaridades nas tomadas de decisão no ciclo de projeto.
  • Artigo IPEN-doc 28502
    An expedited model to appraise project management office value
    2021 - AZEVEDO JUNIOR, JAIR; BARROSO, ANTONIO C. de O.; MONTEIRO, CARLOS A.
    This study presents the development of a practical model to evaluate the perception of Project Management Office value as seen by project managers. Questions compiled through literature review and interaction with project managers are presented first. An exploratory factor analysis was used to define the best grouping of the items within factors that could be interpretable under the reviewed literature. To evaluate the efficacy of the proposed model, we performed a confirmatory analysis using the Partial Least Square variant of the Structural Equation Modeling. The model demonstrated good convergent validity, very good discriminant validity, and reliability. In addition, the values of its determination and path coefficients were well above the classically recommended values and were also statistically significant. Within the limitations of the tests we done thus far, it appears that a practical, robust, and potentially functional predictive model was achieved.
  • Artigo IPEN-doc 17923
    Análise de série temporal para validação de planejamento em projetos ERP
    2012 - AZEVEDO JUNIOR, JAIR; RIBEIRO, KEVIN; BARROSO, ANTONIO