DANIELA CAMPOS

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Dissertação IPEN-doc 26100
    Recusas e demoras no transporte de materiais radioativos
    2019 - CAMPOS, DANIELA
    O material radioativo é classificado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como produto perigoso e enquadra-se na classe 7. Seu transporte é necessário para diversas atividades na indústria, agricultura, saúde etc. Recusas e demoras durante o transporte são caracterizadas pelo evento em que a carga, mesmo possuindo as condições ideais para o transporte, teve problemas. Podemos citar como exemplo a rejeição do material por autoridades fiscais quando a carga está totalmente regular ou por exigência de procedimentos de proteção que não estão presentes em norma. Os acontecimentos geram prejuízos financeiros e de imagem social a empresas prestadoras de serviço especializado, hospitais, usuários do material, empresas de geração de energia elétrica e outros. Este trabalho realizou o levantamento dos motivos causadores das recusas e demoras no país por meio de revisão da literatura, entrevistas e questionários, descreveu as soluções obtidas em alguns casos e propôs ações para resolução dos casos em aberto. O medo da radiação ionizante durante o transporte foi mensurado através análises estatísticas de um questionário aplicado a dois grupos de estudo (Grupo 1 e Grupo 2), compostos por indivíduos envolvidos no transporte de materiais radioativos e de outros produtos perigosos. Testes de análise fatorial exploratória, confiabilidade de escala, consistência interna por alfa de Cronbach e correlação foram aplicados para validação dos dados, que são demonstrados por histogramas e estudo de quartis. Dentre os motivos causadores de recusas e demoras encontrados, estão a dificuldade de adaptação às normas vigentes, excessividade e contradição das normatizações, o treinamento específico insuficiente, a indisponibilidade de transportadoras e o medo da radiação ionizante. O estudo realizado para confirmação do medo da radiação durante o transporte foi positivo, indicando a presença do medo durante o processo logístico, como descrito em alguns documentos nacionais e internacionais. Por ser um problema multifatorial, a resolução das recusas e demoras depende de ações como a harmonização das normatizações, mudança na grade curricular de cursos de formação específica, melhora na divulgação de informação e levantamento das ocorrências de recusa e demora e alterações específicas nas normas que facilitem o processo de transporte sem, no entanto, reduzir sua segurança. A insuficiência de recursos financeiros e humanos e a diversidade de órgãos regulatórios envolvidos nesta questão dificultam sua resolução. Porém, o país conta com a experiência adquirida nos últimos 9 anos pelo Comitê Brasileiro sobre Recusas e Demoras no Transporte de Materiais Nucleares e Outros Materiais Radioativos, que fornece um grande potencial de redução dos problemas em médio prazo e viabilidade de sua extinção a longo prazo, que dependem basicamente do levantamento de recursos humanos e financeiros para esta finalidade.
  • Artigo IPEN-doc 20974
    Results of the study of variables related to tasks of workers of a radioactive facility
    2015 - ALVES, ALICE S.; CAMPOS, DANIELA; CARNEIRO, JANETE C.G.G.
  • Artigo IPEN-doc 20945
    Assessment of the radiological control at the Ipen radioisotope production facility
    2015 - CARNEIRO, JANETE C.G.G.; SANCHES, MATIAS P.; RODRIGUES, DEMERVAL L.; CAMPOS, DANIELA; NOGUEIRA, PAULO R.; DAMATTO, SANDRA R.; PECEQUILO, BRIGITTE R.
  • Artigo IPEN-doc 20423
    Mapping of the radiation field of a mammography equipment using molybdenum and rhodium filters
    2014 - BARREIRA, JACQUELINE S.; CAMPOS, DANIELA; VIVOLO, VITOR
  • Artigo IPEN-doc 20395
    Assessment of the radiological control at the IPEN radioisotope production facility
    2014 - CARNEIRO, JANETE C.G.G.; SANCHES, MATIAS P.; RODRIGUES, DEMERVAL L.; CAMPOS, DANIELA; NOGUEIRA, PAULO R.; DAMATO, SANDRA R.; PECEQUILO, BRIGITTE R.