LAERCIO DA SILVA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resumo IPEN-doc 27748
    Determinação de estanho total por ICP-OES em reagentes liofilizados
    2020 - SILVA, JOSE L. da; MARTINS, PATRICIA de A.; SANTOS, JOEL M. dos; SILVA, LAERCIO da; SILVA, NATANAEL G. da; FUKUMORI, NEUZA T.O.; MATSUDA, MARGARETH M.N.
    O tecnécio-99m (99mTc) é o radioisótopo mais utilizado na medicina nuclear para obtenção de imagens para diagnóstico por SPECT. Seu estado de oxidação pode variar de -1 a +7, quando reage com uma variedade de compostos na presença de Sn(II).O cloreto estanoso diidratado é o agente redutor do 99mTc mais utilizado na formulação de reagentes liofilizados(RL). A determinação quantitativa de estanho total e Sn(II) são controles importantes para o processo de fabricação a fim de garantir a qualidade durante o prazo de validade dos RL. O objetivo deste trabalho foi quantificar o Sn total nos RL MDP-TEC e MIBI-TEC (IPEN) usando ICP-OES como método alternativo ao método colorimétrico descrito nas farmacopeias. As massas quantificadas de cloreto estanoso nos RL analisados estiveram compreendidas entre 90-110 % em relação ao descrito na bula do radiofármaco. O método analítico proposto por ICP-OES mostrou-se excelente para determinação de Sn total.
  • Resumo IPEN-doc 27747
    Controle radionuclídico de radiofármacos de Lu-177
    2020 - MARTINS, PATRICIA de A.; SANTOS, JOEL M. dos; SILVA, JOSE L. da; SILVA, LAERCIO da; FUKUMORI, NEUZA T.O.; ARAUJO, ELAINE B. de; HIROMOTO, GORO; MATSUDA, MARGARETH M.N.
    O lutécio-177 (Lu-177) é um radioisótopo produzido em reator, com meia-vida física (t/) de 6,73 dias e decaimento por emissão beta de 498,3 keV e raios y energias de 208,37 keV e 112,9 keV, adequados para o tratamento de câncer de tumores neuroendócrinos e de próstata. A determinação da pureza radionuclídica de radiofármacos de lutécio-177 visa verificar se a porcentagem de radionuclídeos atendem aos critérios estabelecidos na Farmacopeia Europeia (FE). Este trabalho tem por objetivo estabelecer as condições para realizar o controle radionuclídico de DOT-IPEN-177 produzido no IPEN-CNEN/ SP. Os resultados de identificação e pureza radionuclídica de DOT-IPEN-177 encontrados foram satisfatórios pois atenderam aos critérios estabelecidos na FE.
  • Artigo IPEN-doc 15111
    A rapid kinetic chromogenic method for quantification of bacterial endotoxins in lyophilized reagents for labelling with sup 99m Tc radiopharmaceuticals
    2009 - FUKUMORI, NEUZA T.O.; CAMPOS, DOMINGOS G.; SILVA, LAERCIO; FERNANDES, ADRIANA V.; MENGATTI, JAIR; SILVA, CONSTANCIA P.G.; MATSUDA, MARGARETH M.N.
  • Artigo IPEN-doc 12086
    Equivalence of the blockage of ureter and the action of the urethane in sup(99m)Tc-DMSA biodistribution in rats
    2007 - MARTINS, PATRICIA de A.; FUKUMORI, NEUZA T.O.; MATSUDA, MARGARETH M.N.; VICENTE, IRENE; SILVA, LAERCIO; EVEDOVE, SUELI D.; MURAMOTO, EMIKO