GRACIELE PEREIRA DA CRUZ

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Artigo IPEN-doc 25002
    Preparación de muestras del médio ambiente para análisis por médio de técnicas cromatograficas
    2017 - VEGA, O.; LOPES, P.R.; AMARAL, P.O.; GONSCHOROWSKI, G.; OLIVEIRA, J.P.; FABBRO, R.; MESQUITA, K.A.; GIMENEZ, M.P.; REDIGOLO, M.
    Este artículo explora la ciencia de la preparación de muestras para matrices sólidas, líquidos y gases, utilizados en el laboratorio del Centro de Química y Medio Ambiente del IPEN. Extracción de neonicotinoides del agua por LLE (Liquid-Liquid Extraction), extracción de hidrocarburos aromáticos policíclicos (PAHs) del agua atraves de DLLME (Dispersive liquid - liquid micro extraction) y el uso de extracción en fase sólida SPE (Solid Phase Extraction) para el análisis de hormonas en agua son descritos. Limites de detección que utilizan estas técnicas son descritas en este trabajo.
  • Artigo IPEN-doc 19490
    Analysis of sex hormones in groundwater using electron impact ionization
    2013 - GONSCHOROWSKI, GRACIELE P. da C.; GONSCHOROWSKI, JULIANO dos S.; SHIHOMATSU, HELENA M.; LIMEIRA, LARISSA; VEGA BUSTILLOS, JOSE O.W.
  • Dissertação IPEN-doc 19096
    Caracterização química de hormônios sexuais em águas de poço da região da USP via cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas CG/EM
    2013 - GONSCHOROWSKI, GRACIELE P. da C.
    As substâncias farmacologicamente ativas tem despertado interesse da comunidade científica nos últimos anos. Estas substâncias são usadas em medicina diagnóstica, tratamento e prevenção de doenças. Algumas destas substâncias são excretadas na forma não metabolizada e outras na forma ativa, sendo que muitas delas não são completamente removidas nas estações de tratamento de esgotos. Um desses grupos ativos de substâncias, são os estrogênios esteróides e seus conjugados, os quais tem sido identificados como grandes contribuintes para a desregulação endócrina. O presente trabalho consistiu de desenvolver um método analítico empregando extração em fase sólida (SPE), usando cartuchos Strata-X, e cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas (CG/EM) para a determinação dos hormônios sexuais contidos nas águas subterrâneas da regiâo da cidade universitária de São Paulo, mais especificamente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Dentre os hormônios conhecidos, foi dado destaque nesse trabalho para os estrogênios naturais estradiol, estrona e progesterona, e os estrogênios sintéticos etinilestradiol e norgestrel. A validação do método foi baseada no documento do INMETRO e da ANVISA. Os índices de recuperações estiveram entre 70-120% para todos os compostos, estando dentro da faixa recomendada pela literatura para matrizes ambientais. Os limites de detecção encontrados variaram de 0,062 a 0,498 μg:L-1, e os limites de quantificação foram de 0,942 a 1,343 μg:L-1. Todos os compostos apresentaram coeficientes de determinação superiores a 0,99.