ALEXANDRE ANTONIO PASQUALINI

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Artigo IPEN-doc 29493
    Histological evaluation of Rhipicephalus (Boophilus) microplus tick ovaries subjected to cobalt-60 ionizing radiation
    2022 - PASQUALINI, ALEXANDRE A.; ARTHUR, VALTER; SCHIAVOLIN, MICHELEN B.; ABREU, MARINA R. de; CAMARGO-MATHIAS, MARIA I.
    Females of Rhipicephalus (Boophilus) microplus ticks ingurgitated and in the prepost phase were submitted to doses of 0, 5, 10, 15, 20 and 25 Gy of Cobalt-60 with the aim of evaluating their effects on ovarian morphohistology with consequent establishment of the degree of damage caused to the reproductive organs of this species. For this purpose, 24 hours after exposure to Co-60 (142 Gy/h) the ectoparasites were dissected and had their ovaries removed and prepared for histology with haematoxylin and eosin staining. The results obtained showed that the 5 Gy dose radiation had a morphological aspect similar to the control standard adopted. The histological sections related to doses of 10 and 15 Gy did not cause many changes in the ovaries, except that changes were observed in the calf granules (size, distribution and staining pattern), as well as the extensive presence of cytoplasmic vacuoles in the ovocytes, especially in the region that makes contact with the ovocyte/pedicel, suggesting the occurrence of changes also in the physiology of the organ. In the ovaries exposed to doses of 20 and 25 Gy, severe alterations were observed in the organ as a whole, as well as in the germ cells (oocytes) which suffered alterations in size and shape, distribution of calf granules, involvement of the DNA present in the germinal vesicle (oocyte nuclei), besides the extensive cytoplasmic vacuolization, alterations which made the maturation of these cells impossible and consequently inhibited the production of new individuals.
  • Artigo IPEN-doc 27587
    Efeito do cobalto-60 em fêmeas R. (B) microplus na postura e na incubação dos ovos
    2020 - PASQUALINI, ALEXANDRE A.; ARTHUR, VALTER
    Este trabalho buscou avaliar os efeitos do Co60 na postura de fêmeas ingurgitas do carrapato R.(B) microplus na fase de pré postura e na eclodibilidade de seus ovos quando submetidas às doses de 0 a 400 Gy onde se constatou que a radiação ionizante afetou em aproximadamente 70% o peso da postura dos ovos destas fêmeas, que a taxa de eclosão dos ovos da Testemunha foi 68,2% maior que a menor dose ionizante, o Tratamento com 5 Gy, que quanto maior a dose de radiação, menor o índice de eclosões e nos tratamentos que receberam doses maiores de 20 Gy, não ocorreram eclosões das posturas, estabelecendo-se assim um marco para se estudar a aplicação de técnica do inseto estéril neste espécime.
  • Tese IPEN-doc 27508
    Efeitos da radiação ionizante em ovários de Rhipicephalus (Boophilus) microplus (ACARI: IXODIDAE) em fase de pré postura
    2020 - PASQUALINI, ALEXANDRE A.
    O Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Acari: Ixodidae) é uma espécie de carrapato presente nos países de clima tropical e parasitam diversos animais de interesse zootécnico, mas predominantemente, bovinos, e que está diretamente envolvido no complexo de doenças chamado de Tristeza Parasitária Bovina, causadas por infecções com Babesia spp, entre outras e, constituindo-se num fator limitante ao desenvolvimento da pecuária nos países tropicais e subtropicais. Assim, com o intuito de se propor uma alternativa para o controle populacional deste parasita, buscou-se avaliar os efeitos da radiação gama do 60Co no aparelho reprodutor das fêmeas por meio das técnicas como o ensaio do cometa e preparação histológica de fixação em hematoxilina e eosina (H-E) e, o bioensaio de encubação das posturas avaliar a taxa de eclodibilidade para aplicações à técnica do inseto estéril. Vinte e cinco fêmeas ingurgitadas em fase de pré postura foram irradiadas com doses de 0, 5, 10, 15, 20 e 25 Gy para ambos os experimentos (5 fêmeas/tratamento) e após 24h foram dissecadas e seus ovários formaram uma amostra. O ensaio do cometa mostrou que o trauma cromossômico foi proporcional às doses da radiação ionizante. Os achados histológicos demonstraram que à dose de 5 Gy teve aspecto morfohistológico semelhante ao controle; doses de 10 e 15 Gy não evidenciaram efetiva desnaturação dos pedicelos ou epitélio dos ovários, contudo, desarranjos das granulações do vitelo e a presença de numerosos vacúolos nos ovócitos, corroboram com a degeneração celular ou autofagia, o que comprometeria a viabilidade dos ovos. Doses de 20 e 25 Gy mostraram efeitos agudos com significativo comprometimento de toda estrutura do aparelho reprodutor comprometendo a postura. No bioensaio as fêmeas também em fase de pré postura foram submetidas às doses de 0 a 400 Gy e se constatou que a radiação ionizante afetou em aproximadamente 70% o peso da postura, a taxa de eclosão dos ovos da Testemunha foi 68,2% maior que a menor dose ionizante, que quanto maior a dose de radiação, menor o índice de eclosões e nos tratamentos que receberam doses maiores de 20 Gy, não ocorreram eclosões das posturas, estabelecendo-se assim um marco para se estudar a aplicação de técnica do inseto estéril neste espécime.
  • Artigo IPEN-doc 26621
    Avaliação da radiação ioniante em ovários de Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Acari: Ixodidae) através da técnica do cometa
    2019 - PASQUALINI, ALEXANDRE A.; IRAZUSTA, SILVIA P.; ARTHUR, VALTER; BALSAMO, PAULO J.
    Este trabalho avaliou os efeitos genotóxicos em tecidos ovarianos de ácaros do gênero Rhipicephalus (Boophilus) microplus, um carrapato que infesta, preferencialmente, bovinos com o intuito de aprimorar conhecimentos para se adaptar à técnica do inseto estéril como um meio de controle populacional deste parasita. Fêmeas ingurgitadas de sangue e em fase de pré postura foram irradiadas com doses de 0, 5, 10, 15, 20 e 25 Gy com Cobalto-60 e dentro de 24 horas foram dissecadas e seus ovários formaram uma amostra pool com os quais foi realizado o teste do cometa e a genotoxicidade inferida nestes tecidos foi proporcional ao aumento das doses ionizantes.