HELEINE CARDOSO DE ALMEIDA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Dissertação IPEN-doc 25976
    Geocronologia e caracterização elementar (U, 226Ra, 210Pb, Mn, Mo, Ni e Zn) de perfis sedimentares do Planalto de Poços de Caldas - MG
    2019 - ALMEIDA, HELEINE C. de
    O Planalto de Poços de Caldas, localizado a sudoeste de Minas Gerais, é exemplo da maior intrusão alcalina ocorrida no Brasil, formada por processos de vulcanismo e intemperismo, ocorridos há cerca de 60-80 milhões de anos. Estes processos foram responsáveis pela formação de mineralizações de zircônio e molibdênio e diversas anomalias radioativas. Mais recentemente, a presença na região de várias fontes antrópicas, dentre elas o beneficiamento de urânio da Indústrias Nucleares Brasileiras Caldas, contribuíram para a inserção de vários elementos nos corpos d'água da bacia do Ribeirão das Antas. O objetivo principal deste estudo foi fazer uso de perfis sedimentares e taxas de sedimentação para reconstituir historicamente a inserção de radionuclídeos e possíveis contaminantes na represa Bortolan e Poço Fundo ao longo dos anos. Nesses perfis foram determinados os teores dos radionuclídeos naturais U, 226Ra e 210Pb e dos elementos Mn, Mo, Ni, Zn e P por meio das técnicas de espectrometria gama, espectrometria de emissão atômica por plasma acoplado indutivamente (ICP- AES) e espectrofotometria. A taxa de sedimentação e a idade dos perfis foram avaliadas utilizando-se o modelo Constant Rate of Supply. Verificou-se que a utilização do modelo Constant Rate of Supply para a determinação das idades dos perfis forneceu resultados satisfatórios e da mesma ordem da grandeza das idades reais das represas Bortolan e Poço Fundo, 60 anos e 67 anos, respectivamente. Os valores obtidos para a taxa de sedimentação foram maiores para a represa Bortolan, devido ao assoreamento da represa, à urbanização e ocupação extensiva do solo para fins agrícolas e industriais. Analisando os resultados obtidos para a concentração dos elementos U, 226Ra, 210Pb, Mn, Mo, Ni, P e Zn, pode-se afirmar que os elementos que apresentaram contribuições antrópicas na represa Bortolan são o Mn, P e Zn. As maiores concentrações obtidas foram encontradas nas secções superficiais, indicando que o maior aporte ocorreu mais recentemente, a partir do ano de 1997. Os resultados obtidos para U e Ni não variaram ao longo dos perfis e são da mesma ordem de grandeza de dados da literatura para a mesma represa, indicando que esses valores podem ser considerados como níveis basais da região. Em particular, os resultados de concentração de U para a represa Bortolan foram elevados, visto que a região do planalto de Poços de Caldas é caracterizada por ser uma anomalia radioativa. O Mo não apresentou variação significativa ao longo dos perfis da represa Bortolan e sua concentração média também é da mesma ordem de grandeza do valor médio mundial para solo. Portanto, para esse elemento não foi verificado um aporte antrópico. Para os resultados de concentração dos elementos analisados no perfil da represa de Poço Fundo, pode-se afirmar que todos são próximos das concentrações médias mundiais e inferiores aos resultados obtidos na represa Bortolan.
  • Artigo IPEN-doc 24088
    Evaluation of the sedimentation rate in a sediment profile of Bortolan Dam - MG, Brazil
    2017 - ALMEIDA, HELEINE C. de; SOARES, FLAVIO V.T.S.; TADDEI, MARIA H.T.; MAZZILLI, BARBARA P.
    Volcanic extrusion is one of the main causes for the high levels of environmental radioactivity in the region of Poços de Caldas (MG, Brazil). Uranium mining during the 80’s further increased the background radiation in the region, especially in the Ribeirão das Antas watershed, where Bortolan Dam is located. Besides the uranium mining facility operating in the region, other activities, such as agriculture, were also responsible for the enhancement of the levels of radioactivity. The dam sediment profile provides an appropriate compartment for the study of the temporal variation of these radionuclides and for the evaluation of anthropogenic contamination. The main aim of this study is to evaluate the sedimentation rate and the dating of a profile collected in Bortolan Dam, by using the geochronology method. The activity concentration of 226Ra and 210Pb were measured in the sediment profile by gamma spectrometry. The concentration of 226Ra and 210Pb varied from (217 ± 9) Bq kg-1 to (286 ± 12) Bq kg-1 and from (262 ± 11) Bq kg-1 to (322 ± 34) Bq·kg-1 respectively; and the sedimentation rates varied from 0.021 to 0.144 g cm-2y-1.