GABRIEL GOMES DO NASCIMENTO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Artigo IPEN-doc 30218
    Assessment of energy and angular dependence of LiF:Mg,Ti dosimeters irradiated in the quantity Hp(0.07)
    2023 - NASCIMENTO, G.G.; SILVA, C.R.; CAMPOS, V.P.; CAMPOS, L.L.
    Radiation dosimetry has the purpose of quantifying the dose received by the occupationally exposed individual. The device used in this process is called a dosimeter, the dosimeter can be used in different situations, for example, the dosimeter used to quantify the dose received in the fingers is the ring model dosimeter, for the extremity, which is the focus of this work. In Brazil, we still do not have standards for the calibration of extremity dosimeters, therefore, in this work, the CASEC recommendations were used, adapted for extremity dosimetry. For a dosimeter to be used in its respective routine, it must present results within some preestablished limits in reference standards. For this purpose, energy dependence and angular dependence tests were carried out. To calibrate the LiF:Mg,Ti thermoluminescent dosimeters, a phantom rod was used. The phantom rod has the function of simulating the region of interest, in the case of this work, the fingers. The dosimeters were irradiated in the magnitude Hp(0.07), with the doses and energies recommended by the CASEC standard. The aim of this work is to characterize end dosimeters in the ring model with LiF:Mg,Ti detectors.
  • Resumo IPEN-doc 30014
    Desafios na introdução da física radiológica em cursos de nível técnico de radiologia
    2023 - NASCIMENTO, G.; RODRIGUES, O.; POTIENS, M.P.A.
    Introdução: Com o aumento constante na busca por uma profissão nos últimos anos, as instituições de ensino começaram a aumentar a diversidade do seu corpo discente. Entre os diversos cursos visados, quando focamos na área da saúde a radiologia é um dos cursos mais procurados. Entretanto, estudos apontam que grande parte dos ingressantes no curso buscam somente um bom salário com uma jornada de trabalho reduzida. Com interesse em desmistificar o conhecimento em física dos alunos de um curso técnico em radiologia, questionários foram elaborados e preenchidos pelos discentes, com intuito de conhecer os alunos e a realidade do conhecimento em física radiológica nas instituições abordadas. Materiais e Métodos: As informações foram organizadas utilizando a plataforma de formulários do google (google forms), 10 questões alternativas foram elaboradas, sendo perguntas de apresentação pessoal e de conhecimentos específicos. Cada uma das 08 salas abordadas foi apresentada à ideia do projeto. A pesquisa foi realizada no curso técnico de radiologia em 03 unidades de uma instituição de ensino no nível técnico. Resultados e Discussões: Os resultados mostram que, segundo os alunos, o principal motivo pela escolha do curso técnico em radiologia foi a presença de contatos ou parentes dentro da área (52%), seguido pela jornada de trabalho reduzida (31%). Somente 21(9%) dos 230 alunos participantes afirmam ter escolhido o curso por ter curiosidades dentro da área. Conclusões: Pode-se concluir que, pela falta de interesse ou tempo hábil para se dedicar aos estudos, os alunos acabam apresentando dificuldade em disciplinas que podem ser mais complexas e requerem mais atenção. Parentes ou contatos dentro da área também apresentam ser um dos fatores preocupantes na dedicação aos estudos, já que os alunos tendem relaxar dentro desse ambiente propicio a um acesso a facilitado ao mercado de trabalho.
  • Resumo IPEN-doc 30013
    Caracterização da reprodutibilidade de detectores de LiF:Mg, Ti utilizando dosímetros termoluminescentes de extremidade no modelo anel do IPEN no rod phantom com irradiações na grandeza Hp(0,07)
    2023 - NASCIMENTO, G.; CAMPOS, V.P.; CAMPOS, L.L.
    Introdução: A radiologia, em especial a radiologia intervencionista e a medicina nuclear, são as duas principais áreas de exposição do indivíduo ocupacionalmente exposto (IOE), sendo necessário a utilização de dosímetros. Para que um dosímetro possa ser utilizado com certa confiabilidade, é necessário que ele passe por alguns testes de calibração e caracterização. Neste trabalho, o ensaio de reprodutibilidade é realizado seguindo as recomendações do Comitê de Avaliação de Serviços de Ensaio e Calibração (CASEC). Materiais e Métodos: As equações utilizadas nesta sessão são recomendadas pela apostila do CASEC, para dosimetria de corpo inteiro, porém, neste trabalho, adaptadas para dosimetria de extremidade. O rod phantom utilizado neste trabalho pertence ao Laboratório de Calibração de Instrumentos do IPEN (LCI-IPEN). Para as irradiações, foi utilizado um sistema Irradiador Pantak/Seifeirt modelo Isovolt 60 Hs na faixa do radiodiagnóstico. As qualidades N-60, N-80, N-100 e N-150 foram avaliadas neste trabalho. Resultados e Discussões: A média das 10 avaliações da resposta TL apresentou uma baixa variação de resultados para as irradiações de 10 mSv na grandeza Hp(0,07) utilizando 118 keV. Para o ensaio de reprodutibilidade para uma mesma dose, a média das 10 avaliações para uma dose de 10 mSv na grandeza Hp(0,07) com uma energia de 118 keV, apresentou baixa variação da resposta. Conclusões: Os sistemas dosimétricos e sistemas irradiadores apresentaram uma boa reprodutibilidade, tanto em dose avaliada quanto no resultado após a interação com a equação. As irradiações na grandeza Hp(0,07) foram bem sucedidas, confirmando a importância da utilização de um phantom em situações de caracterização e calibração.
  • Dissertação IPEN-doc 29227
    Implementação da grandeza Hp(0,07) na dosimetria individual de extremidade utilizando o dosímetro de anel do IPEN contendo detectores de LiF:Mg,Ti
    2022 - NASCIMENTO, GABRIEL G. do
    A dosimetria das radiações possui a finalidade de quantificar a dose recebida pelo indivíduo ocupacionalmente exposto. O dispositivo utilizado nesse processo se chama dosímetro, o dosímetro pode ser utilizado em diferentes situações, por exemplo, o dosímetro utilizado para quantificar a dose recebida nos dedos é o dosímetro no modelo anel, para extremidade, o qual será o foco neste trabalho. Para que um dosímetro possa ser utilizado em sua respectiva rotina, ele deve apresentar resultados dentro de alguns limites pré-estabelecidos em normas de referência. No Brasil ainda não temos normas voltadas para a calibração de dosímetros de extremidade, portanto, neste trabalho, foram utilizadas as recomendações do CASEC, adaptadas para a dosimetria de extremidade. O Objetivo deste trabalho é caracterizar e calibrar os dosímetros de extremidade do IPEN no modelo anel utilizando a grandeza Hp(0,07), para aplicação na rotina de monitoração individual. Para esse propósito, foram realizados os ensaios de homogeneidade do lote, reprodutibilidade, limite inferior de detecção, linearidade, dependência energética e dependência angular. Para calibração dos dosímetros termoluminescentes de LiF:Mg,Ti foi utilizado um rod phantom. O rod phantom possui a função de simular a região de interesse, no caso deste trabalho, os dedos. Os dosímetros foram irradiados na grandeza Hp(0,07), com as doses e energias recomendados pelas normas do CASEC.
  • Resumo IPEN-doc 29165
    Assessment of energy and angular dependence of LiF:Mg,Ti dosimeters irradiated in the quality Hp(0.07)
    2022 - NASCIMENTO, G.G.; SILVA, C.R.; CAMPOS, V.P.; CAMPOS, L.L.
  • Resumo IPEN-doc 29151
    Avaliação da resposta TL em função da dose de dosímetros de LiF:Mg, Ti na grandeza Hp(0,07) utilizando o rod phantom
    2022 - NASCIMENTO, GABRIEL G. do; CAMPOS, VICENTE de P. de; RODRIGUES, LETICIA L.C.
    Os dosímetros são utilizados para quantificar a dose que o indivíduo ocupacionalmente exposto recebe durante seu período de atividades. O dosímetro de extremidade tem a finalidade de quantificar a dose em uma região específica do corpo, as mãos. Para um dispositivo ser utilizado como dosímetro, ele deve passar por alguns testes de calibração/caracterização, entre eles, o teste de resposta em função da dose, onde o dosímetro é irradiado com diferentes doses no intervalo de interesse recomendado, preferencialmente, deverá apresentar um padrão linear de resposta em função das doses utilizadas. O Hp(0,07) é uma grandeza operacional estabelecida para monitoração individual externa, sendo 0,07 mm a profundidade adotada. Neste trabalho as irradiações foram realizadas na grandeza Hp(0,07) utilizando um rod phantom, com o objetivo de avaliar a resposta TL em função da dose, aplicando os dosímetros de LiF:Mg, Ti.
  • Artigo IPEN-doc 29144
    Characterization and calibration of thermoluminescent dosimeters of LiF:Mg, Ti in the quantity Hp(0.07)
    2022 - NASCIMENTO, G.G.; CAMPOS, V.P.; CAMPOS, L.L.
    The extremity dosimeters are devices used to quantifying the radiation dose that the occupationally exposed individual receives in specific regions of the body during the work time. Dosimeter calibration is essential so that the dosimeter response is equivalent to the received dose. Tests such as batch homogeneity and lower detection limit are part of the dosimeter calibration process. The rod phantom simulates the region of interest regarding the interaction with radiation and the scattered dose. The extremity dosimeters used were the LiF:Mg,Ti thermoluminescent dosimeters.
  • Artigo IPEN-doc 28190
  • Resumo IPEN-doc 26596