Resíduos de frutos do mar

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2019
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
WORKSHOP DE BIOMATERIAIS, ENGENHARIA DE TECIDOS E ORGÃOS ARTIFICIAIS, 6th
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Resíduos de frutos do mar: oportunidades potenciais para produção de materiais bioativos Resíduos de frutos do mar são fontes ricas em diversos compostos e materiais bioativos e anualmente, no mundo, milhões de toneladas destes resíduos (conchas, ostras, camarões, caranguejos, lagostas, mariscos, etc) são produzidos. No Brasil, cerca de 2 milhões de toneladas somente no Litoral Sul/SP. Com este problema ambiental, há grande geração de resíduos sólidos de atividades pesqueiras e/ou de maricultura,frequentemente despejados em terrenos baldios, aterros sanitários ou no mar. No entanto, eles embutem grande quantidade de elementos/compostos químicos valiosos (cálcio, quintina, pigmentos, proteínas), e poderiam ser usados para diversas aplicações na medicina, industrias farmacêuticas, alimentícias, energéticas, etc., Estes resíduos normalmente têm seus valores potenciais ignorados e o seu aproveitamento diminuiria a agressão ambiental e geraria renda aos maricultores e pescadores Neste trabalho, resíduos de frutos do mar foram calcinados para converter CaCO3 em CaO, sendo um dos catalisadores sólidos heterogêneos, altamente ativo, mais utilizados em reação de transesterificação de óleos vegetais para produção do biodiesel. Eles foram calcinados a 1000°C e usados em pó (100 a 200mesh). A caracterização antes e após calcinação foi por WDXRF (FRX por dispersão de comprimento de onda),. O teor de Ca era de 36,2% e de 98,8% de CaO, respectivamente. As propriedades catalíticas foram verificadas em testes de produção de biodiesel, em uma unidade reacional com micro-ondas do IPEN. O maior teor de éster metílico, em GC, obtido foi de 98%, em um teste de 11g de catalisador (P-300W; t-1h; T-65°C; 600rpm). As densidades ficaram dentro das especificações (850 a 900kg/m3) - 20°C. Com estes estudos, verificou-se que é possível aproveitar diversos tipos de materiais, empregando metodologias alternativas e mais conscientes, para proteção do meio ambiente.

Como referenciar
ARAUJO, S.G.; LANDINI, L.; ZEFERINO, G.R.; SALVADOR, V.; SCAPIN, M.A. Resíduos de frutos do mar: oportunidades potenciais para produção de materiais bioativos. In: WORKSHOP DE BIOMATERIAIS, ENGENHARIA DE TECIDOS E ORGÃOS ARTIFICIAIS, 6th, October 29-31, 2019, São Paulo, SP. Abstract... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31023. Acesso em: 10 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento