Percepção de risco no processo de trabalho com fontes de radiação

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
INTERNATIONAL JOINT CONFERENCE RADIO 2017
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo discute o risco ocupacional sob três aspectos distintos, que muitas vezes apresentam-se interligados ou são interdependentes no ambiente laboral. São eles: riscos ambientais, falhas humanas e falhas de equipamento. O artigo aborda a exposição potencial no ambiente de trabalho, causada pelo agente do risco físico radiação, resultante do manuseio com fontes de radiação ionizante. Baseado no histórico dos acidentes ocorridos em operações normais, o estudo apresenta um resumo dos principais acidentes em diversas instalações e possíveis causas envolvendo os três aspectos do risco. Em suas considerações finais, apresenta as lições aprendidas e as medidas a serem tomadas com o intuito de contribuir para a prevenção e mitigação dos riscos no ambiente laboral. A análise dos casos de acidentes e suas causas fornecem informações valiosas para a prevenção dos riscos de acidentes similares e contribuem para o aprimoramento dos projetos e procedimentos operacionais.

Como referenciar
CARNEIRO, J. C. G.; LEVY, D.; SANCHES, M.P.; RODRIGUES, D.L.; SORDI, G.M.A.A. Percepção de risco no processo de trabalho com fontes de radiação. In: INTERNATIONAL JOINT CONFERENCE RADIO 2017, September 24-29, 2017, Goiânia, GO. Proceedings... Maringá, PR: Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, 2017. p. 1-5. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28580. Acesso em: 09 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções