Avaliação da qualidade de vida dos trabalhadores de serviços de radiodiagnóstico

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Data de publicação:
Orientador
Janete Cristina Goncalves Gaburo Carneiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo teve como finalidade principal avaliar a qualidade de vida (QV) dos profissionais de saúde que compõem o serviço de radiodiagnóstico de um hospital da cidade de São Paulo. Além disso, objetivou conhecer o perfil desses profissionais, identificando as variáveis que podem influenciar a QV desses profissionais. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados usando os questionários: o instrumento abreviado de avaliação de QV - World Health Organization Quality of Life Instrument bref (WHOQOL-bref) da Organização Mundial da Saúde e um questionário sobre as variáveis de interesse: sociodemográficas, condições de trabalho e estilo de vida, ambos questionários auto-aplicáveis. A amostra foi constituída de 118 profissionais nas categorias de: médicos, tecnólogos/técnicos de radiologia, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, entre outros. A análise dos dados envolveu estatística descritiva, testes não paramétricos e o uso de um modelo de regressão linear. O grau de confiabilidade do instrumento foi avaliado por meio do Coeficiente Alfa de Cronbach (α). O WHOQOL-bref demonstrou ser um instrumento adequado, de aplicação fácil e rápida para a aferição da qualidade de vida; mostrou bom desempenho psicométrico e boa consistência interna (α=0,884). O estudo permitiu conhecer a percepção de qualidade de vida do grupo estudado.

Como referenciar
FERNANDES, IVANI M. Avaliação da qualidade de vida dos trabalhadores de serviços de radiodiagnóstico. Orientador: Janete Cristina Goncalves Gaburo Carneiro. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2011.tde-02032012-140014. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10067. Acesso em: 01 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções