Avaliação do comprometimento dos servidores de uma instituição pública federal de pesquisa: o caso dos pesquisadores do IPEN

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2007
Data de publicação:
Orientador
Joao Alberto Osso Junior
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Dada a necessidade latente das organizações de obter e manter mecanismos que lhe assegurem vantagem competitiva justifica-se as investigações sobre o comprometimento. No que se refere a esse construto, ainda não definido claramente, seu estudo propiciará um entendimento mais claro sobre suas bases e sua operacionalização. Nesse sentido, mostra o presente trabalho através de um instrumento de mensuração do comprometimento em três dimensões: Afetiva, Instrumental e Normativa, que os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares - IPEN, que vem se mantendo ao longo de 50 anos de maneira satisfatória em sua área de atuação, possuem comprometimento organizacional baseado em uma ligação afetiva e no sentimento de obrigação de permanecer com a instituição. Da mesma forma, foram encontrados comprometimento ocupacional Afetivo e comprometimento ocupacional baseado no conhecimento de custos associados em deixar a ocupação. Tais resultados apresentam relações significativas entre determinadas características pessoais, de trabalho e de desempenho desses pesquisadores e os comprometimentos obtidos. Essas descobertas corroboram os resultados verificados no suceder dos estudos sobre o tema. O presente estudo contribui para futuras pesquisas acadêmicas através da validação desse instrumento de mensuração, onde os coeficientes de confiabilidade extraídos indicam, segundo a literatura de Malhotra (2006), consistência satisfatória. Contribui também, no sentido de nortear ações a serem implementadas pelas organizações que optam pela adoção da estratégia de comprometimento, considerada tanto para estudiosos como para administradores como uma vantagem competitiva sobre as organizações que não seguem esta estratégia.

Como referenciar
SILVA, MARIA C.C. da. Avaliação do comprometimento dos servidores de uma instituição pública federal de pesquisa: o caso dos pesquisadores do IPEN. Orientador: Joao Alberto Osso Junior. 2007. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2007.tde-16062008-144940. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11577. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções