Efeito de compressao axial e flexao, em tubo de material composito para uso em protese, produzido por dois processos diferentes

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2008
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 18.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Neste trabalho apresenta-se uma comparação entre dois tubos de compósito hibrido epóxi fibra de carbono e vidro para substituição de tubo de alumínio em próteses de membro inferior. Dois processos de fabricação de tubos de compósito foram utilizados para comparação: um, com utilização de braid com a fibra à 45º em relação ao seu eixo longitudinal e produzido por transferência de resina assistida a vácuo, e outro, produzido pelo método de bobinagem filamentar em ângulos de 15 e 45º. Os tubos foram avaliados sob tensões axiais e de flexão. Um tubo de alumínio AA 6463 foi usado como referência para comparação. Os tubos feitos por bobinagem apresentaram melhores propriedades mecânicas, mas os fabricados com braid, com a vantagem de ser um um processo mais simples, apresentaram resultados aceitáveis.

Como referenciar
LEBRAO, G.W.; ROSSI, J.L. Efeito de compressao axial e flexao, em tubo de material composito para uso em protese, produzido por dois processos diferentes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 18., 24-28 de novembro, 2008, Porto de Galinhas, PE. Anais... p. 4579-4589. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/15854. Acesso em: 06 Jul 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções