Estudo da liberação de fluoreto na etapa de queima de produtos da indústria cerâmica estrutural

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2002
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 46.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Dentre a grande quantidade de gases emitidos dos fornos, no processo produtivo da indústria cerâmica estrutural, o fluoreto é essencialmente importante, durante a queima das matérias-primas. O presente trabalho, objetivou avaliar a capacidade de liberação de fluoreto em argilas com diferentes composições mineralógicas através dos ensaios de determinação do efeito da taxa de aquecimento, da temperatura, do tempo e da atmosfera de queima. Verificou-se que o fator decisivo de emissão de fluoreto ocorre na faixa de 900 -1000oC,ou seja na faixa de alta porosidade. Depois de alcançada a temperatura de vitrificação da argila o que equivale a uma porosidade aberta de menos de 10%, somente pequena quantidade de fluoreto é liberado, mesmo fazendo-se uso de tempo de queima longo.

Como referenciar
FRAJNDLICH, E.U.C.; RIELLA, H.G. Estudo da liberacao de fluoreto na etapa de queima de produtos da industria ceramica estrutural. In: TOFFOLI, S.M. (org.). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 46., 26-29 maio, 2002, Sao Paulo, SP. Anais... p. 1696-1706. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/16269. Acesso em: 19 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções