Análise do comportamento de um medidor de tensão não invasivo no intervalo de mamografia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2010
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE FISICA MEDICA, 15.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Um dos passos apresentados pelo TRS-457, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), para a implantação de qualidades em um sistema de referência de radiação X é a medição da Tensão de Pico Prático (PPV). A norma IEC 61267 coloca que essa grandeza deve ser medida utilizando um medidor invasivo. Porém, o TRS-457 apresenta a possibilidade de utilizar um medidor não-invasivo para realizar essas medições. Um dos aparelhos mais usados para esse fim é o medidor não-invasivo da PTW, modelo DIAVOLT UNIVERSAL All-in-one QC Meter T43014, que pode ser utilizado para medir qualidades de radiação de radiologia convencional, tomografia computadorizada, fluoroscopia, raio X dental, raio X dental panorâmico e mamografia. No caso de mamografia esse aparelho acaba, dependendo do modelo, comprometendo um pouco a exatidão das medições, uma vez que, em seu menu, existem apenas as configurações próprias para aqueles que irão utilizar esse equipamento em sistemas de radiação X cujo anodo (também chamado de “alvo”) do tubo seja de molibdênio. Nesse trabalho será apresentada uma análise da variação entre os valores obtidos de acordo com a opção selecionada no equipamento, para mamografia. A referência usada para se saber qual seria a opção mais adequada foi o valor de kVp máximo obtido, para esse mesmo sistema, a partir da espectrometria, que é considerada um método primário para a obtenção dessa grandeza.

Como referenciar
CORREA, EDUARDO de L.; LUCENA, RODRIGO F. de; VIVOLO, VITOR; POTIENS, MARIA da P.A. Analise do comportamento de um medidor de tensao nao invasivo no intervalo de mamografia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISICA MEDICA, 15., 18-21 de agosto, 2010, Aracaju, SE. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17824. Acesso em: 19 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções