Sinterização em micro-ondas de cerâmicas de zircônia estabilizada com ítria sintetizadas por coprecipitação

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2010
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Cerâmicas de zircônia estabilizada com de ítria foram preparadas, no presente trabalho, a partir de pós nanométricos sintetizados por de coprecipitação de hidróxidos e sinterização híbrida em micro-ondas. Visa-se, com este estudo, a obtenção de cerâmicas densas com reduzido tamanho de grão, Os experimentos em micro-ondas foram realizados em baixa freqüência (2,45GHz) e potências inferiores a 1,4KW, utilizando-se susceptores de carbeto de silício. O tempo de patamar foi fixado em 30 minutos. A sinterização convencional foi realizada a 1500° C por 1 hora, com taxa de aquecimento de 10° C/min. As técnicas adotadas para caracterização das cerâmicas incluíram, microscopia eletrônica de varredura e medidas de densidade aparente pelo princípio de Archimedes. Os resultados obtidos indicaram que valores de densidade aparente superiores a 95% DT são atingidos nos aquecimentos convencional e em micro-ondas.

Como referenciar
YOSHITO, W.K.; SILVA, F.S.; ARAKAKI, A.R.; LAZAR, D.R.R.; USSUI, V. Sinterizacao em micro-ondas de ceramicas de zirconia estabilizada com itria sintetizadas por coprecipitacao. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19., 21-25 de novembro, 2010, Campos do Jordao, SP. Anais... p. 1931-1938. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17897. Acesso em: 19 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções