Procedimentos de fabricação de elementos combustíveis a base de dispersões com alta concentração de urânio

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2010
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O IPEN desenvolveu e disponibilizou para produção rotineira a tecnologia de fabricação de elementos combustíveis tipo dispersão, para uso em reatores nucleares de pesquisas. Contudo, o combustível fabricado no IPEN está limitado à concentração de urânio de 3,0 gU/cm3 , para dispersões a base de U3Si2-Al. O aumento da concentração de urânio nas placas combustíveis é interessante pela possibilidade de se aumentar a reatividade do núcleo do reator e a vida útil do combustível. É possível aumentar-se a concentração de urânio no combustível até o limite tecnológico de 4,8 gU/cm3 para a dispersão U3Si2-Al, a qual está bem qualificada ao redor do mundo. Esse novo combustível deverá ser utilizado no novo Reator Multipropósito Brasileiro–RMB. Este trabalho tem por objetivo desenvolver o processo de fabricação do combustível com alta concentração de urânio, redefinindo-se os procedimentos de fabricação atualmente adotados no IPEN. Estão descritos os ajustes de processo que deverão ser realizados.

Como referenciar
SOUZA, J.A.B. de; DURAZZO, M. Procedimentos de fabricacao de elementos combustiveis a base de dispersoes com alta concentracao de uranio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19., 21-25 de novembro, 2010, Campos do Jordao, SP. Anais... p. 3835-3842. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17904. Acesso em: 20 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções