Biocompatibilidade de biomateriais
Carregando...
Data
Data de publicação:
2010
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
LATIN AMERICAN CONGRESS OF ARTIFICIAL ORGANS AND BIOMATERIALS, 6th
Resumo
O termo biocompatibilidade pressupõe que a aplicação clínica de um biomaterial não cause reações adversas, tóxicas ou carcinogênicas ao paciente. A norma ISO 10.993 orienta um modelo adequado de avaliação biológica de forma a garantir a biocompatibilidade do biomaterial ou produto médico. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa exploratória entre agosto de 2008 e dezembro 2009 com o intuito de reconhecer e analisar as aplicações da norma ISO 10.993 no desenvolvimento de novos biomateriais para aplicações biomédicas. A pesquisa de campo envolveu: 1. Acompanhamento de duas disciplinas de pós-graduação oferecidas no IPEN/SP: “Introdução aos Biomateriais” (TNM5782) e “Biomateriais – Propriedades e Avaliação” (TNM 5783); 2. Participação nos eventos promovidos pelo INCT Biofabris; e, 3. Organização de um Debate (Grupo Focal) com os grupos de pesquisa em biomateriais do IPEN. O debate e as aulas foram filmados, transcritos e analisados. A observação em sala de aula e a entrevista semi-estruturada realizada durante o debate funcionaram de maneira complementar com o objetivo de se avaliar a aplicação da norma nas práticas cientificas. O estudo demonstrou que os pesquisadores e pós-graduandos apresentaram preocupações sobre a dificuldade de compreensão da ISO 10.993 para avaliação da biocompatibilidade. Foram indicadas evidências que trabalhos publicados em revistas indexadas de alto impacto consideram um biomaterial biocompatível apenas pelo ensaio de triagem de citotoxicidade “in vitro”. E, de acordo com os pesquisadores, apesar de ser um ensaio importante, não permite entender toda a interação do material com o organismo para a comprovação de sua biocompatibilidade. Outro aspecto evidenciado diz respeito às dificuldades de aplicação da norma diante do contexto interdisciplinar e regulatório. É consenso entre os pesquisadores que esse processo normativo tomado isoladamente tem se mostrado insuficiente diante da complexidade e interatividade envolvidas no processo de avaliação da biocompatibilidade que se inicia com um estudo científico de um material especifico e pode levar à aplicação biomédica de um produto. Os resultados apontam a importância na intensificação de discussões interdisciplinares, contextualização e adequação das linguagens que emergem das interpretações da norma ISO 10.993 no aspecto científico, industrial e regulatório.
Como referenciar
BORELLI, VANESSA; MEDEIROS, FABIANA; MAIA, MIDIERSON; MEDEIROS, RICARDO; HIGA, OLGA Z. Biocompatibilidade de biomateriais: estudo exploratorio sobre a aplicacao da norma ISO 10.993. In: LATIN AMERICAN CONGRESS OF ARTIFICIAL ORGANS AND BIOMATERIALS, 6th, August 17-20, 2010, Gramado, RS. Proceedings... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17971. Acesso em: 19 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.