Evolução de pH e avaliação da citotoxicidade de dois cimentos baseados no sistema [alfa]-fosfato tricálcico

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2010
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
LATIN AMERICAN CONGRESS OF ARTIFICIAL ORGANS AND BIOMATERIALS, 6th
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Dentre os biomateriais aplicados como substitutos ósseos, os baseados nos fosfatos de cálcio tem revolucionado tanto a ortopedia quanto a odontologia atuais o reparo de partes danificadas. Um modo de aplicação é na forma de cimentos, que apresentam uma série de atrativos, como excelente biocompatibilidade e bioatividade, além do endurecimento "in situ", adequando-se a pequenas cavidades sem a necessidade de dar formas a elas. Entre os cimentos de fosfato de cálcio, o baseado no sistema alfa-fosfato tricálcico (α-TCP) tem despertado bastante interesse, devido à sua biorreabsorbilidade e conversão em hidroxiapatita deficiente em cálcio (CDHA), material com estrutura muito similar à fase mineral óssea. O objetivo deste trabalho foi analisar a evolução do pH e avaliar a citotoxicidade de dois cimentos de fosfato de cálcio após sete dias de reação: um sem aditivos e outro com Na2HPO4 e ácido cítrico como aditivos no líquido. As variações no pH foram medidas em intervalos de 12h durante os sete dias de reação; entretanto, nas primeiras horas de reação o espaçamento entre as medições de pH foi mais curto, chegando a ser de 15 minutos na primeira hora de reação. O teste de citotoxicidade foi realizado segundo a Norma ISO (10993-5, 1992): Biological evaluation of medical devices – Part5: Tests for cytotoxicity: in vitro methods. O cimento sem aditivos apresentou mudanças mais bruscas no pH, chegando próximo a 11, e não estabilizou-se mesmo após 7 dias de reação, enquanto que o cimento com aditivos teve seu pH estabilizado no período avaliado. Quanto à citotoxicidade, o cimento com aditivos não foi citotóxico e o sem aditivos apresentou citotoxicidade com concentração do extrato de 100%. O cimento sem aditivos não apresentou características apropriadas para aplicação como biomaterial.

Como referenciar
CARDOSO, HUGO A.I.; MOTISUKE, MARIANA; RODAS, ANDREA C.D.; HIGA, OLGA Z.; ZAVAGLIA, CECILIA A.C. Evolucao de pH e avaliacao da citotoxicidade de dois cimentos baseados no sistema [alfa]-fosfato tricalcio. In: LATIN AMERICAN CONGRESS OF ARTIFICIAL ORGANS AND BIOMATERIALS, 6th, August 17-20, 2010, Gramado, RS. Proceedings... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17975. Acesso em: 19 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções