Tratamento das emissões gasosas com fluoreto das industrias ceramicas via adsorvedor inorganico solido

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2006
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um adsorvedor inorgânico sólido à base de cálcio, de baixo custo e de processamento fácil capaz de reter o fluoreto liberado pelos dutos da chaminé das indústrias cerâmicas. Num processo industrial de conversão do CaCO3 verificou-se conveniente usar pelotas com diâmetro menor do que 10 mm. O valor ótimo, resultante dos estudos deste trabalho, indicam pelotas de 5 a 8 mm de diâmetro. A nova tecnologia desenvolvida neste trabalho pode ser utilizada no tratamento de gases fluoretados, a qual consiste de um processo de depuração por via seca, ou seja, uma reação entre o poluente gasoso a ser tratado e um meio sólido, capaz de reagir quimicamente com o poluente, sem geração de rejeitos ou efluentes líquidos, obtendo um novo produto, CaF2 que pode ser incorporado à massa cerâmica em um processo produtivo ou na agricultura como corretivo de solo.

Como referenciar
CARVALHO, E.F.U.; RIELLA, H.G. Tratamento das emissões gasosas com fluoreto das industrias ceramicas via adsorvedor inorganico solido. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17., 15-19 de novembro, 2006, Foz do Iguaçu, PR. Anais... p. 1811-1822. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/18492. Acesso em: 19 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções