Estudo da influencia da adição de Al e Cu na resistencia a corrosão da liga Pr-Fe-Co-B-Nb

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2006
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Os ímãs de Pr-Fe-B possuem excelentes propriedades magnéticas, mas, geralmente, baixa resistência à corrosão. Pesquisas têm sido realizadas no sentido de melhorar estas propriedades pela adição de elementos de liga e diversos elementos de liga têm sido testados. Neste estudo, o comportamento eletroquímico de uma liga à base de Pr14Fe77.9-xCo16B6Nb0.1Mx com M correspondente a Al e Cu em vários teores, foi investigado em solução 0,02M de Na2HPO4. As técnicas usadas foram polarização potenciodinâmica e espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE). A evolução do comportamento eletroquímico das várias ligas ao longo do período de imersão foi avaliado por EIE. Os resultados foram comparados com os da liga de referência Pr14Fe77.9-xCo16B6Nb0.1 sem adição de Al e Cu. Os resultados mostraram que para os períodos mais longos de imersão (30 dias) a adição de alumínio ou de cobre em teores de 1 at.% teve efeito benéfico na resistência à corrosão em comparação à liga padrão (sem adição de Al ou Cu). A adição dos elementos Al ou Cu em concentrações inferiores a 1% at., por outro lado teve, em geral, efeito prejudicial na resistência à corrosão em relação à liga padrão.

Como referenciar
OLIVEIRA, M.C.L.; FARIA, R.N.; COSTA, I. Estudo da influencia da adição de Al e Cu na resistencia a corrosão da liga Pr-Fe-Co-B-Nb. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17., 15-19 de novembro, 2006, Foz do Iguaçu, PR. Anais... p. 5698-5708. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/18533. Acesso em: 19 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções