Preparação de filmes finos de óxido de grafeno reduzido por uma rota de síntese eco-amigável

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 60.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O uso de óxido de grafeno reduzido como suporte catalítico em células a combustível poliméricas tem sido considerado uma alternativa ao carbono ativado devido às propriedades aperfeiçoadas, sobretudo a área superficial e condutividade elétrica. Contudo, o desempenho de catalisadores suportados é afetado pelas condições de preparação. Como a dispersão destes, durante a impregnação, depende das características do suporte, avaliou-se a síntese, por uma rota de preparação eco-amigável, de filmes finos de óxido de grafeno reduzido. Os filmes foram sintetizados em fase líquida por processos químicos usando ácido ascórbico como agente redutor. Os produtos, após lavagem e secagem, foram caracterizados por difração de raios X, espectroscopias no infravermelho e Raman, análise térmica e microscopia eletrônica de varredura e transmissão. Os resultados indicaram a formação de filmes finos com uma estrutura com menor concentração de defeitos.

Como referenciar
CORDEIRO, G.L.; SOUZA, R.R. de; YOSHITO, W.K.; LIMA, N.B. de; NETO, A.O.; USSUI, V.; LAZAR, D.R.R. Preparação de filmes finos de óxido de grafeno reduzido por uma rota de síntese eco-amigável. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 60., 15-18 de maio, 2016, Aguas de Lindoia, SP. Anais... p. 396-407. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26752. Acesso em: 19 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções