Estudo in vitro da composição e microdureza de tecidos duros da cavidade bucal submetidos à irradiacão gama com a dose programada no tratamento de pacientes acometidos com câncer de cabeça e pescoço

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
JORNADA ODONTOLOGICA, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A radioterapia clínica é de fundamental importância para o tratamento de lesões malignas localizadas na região de cabeça e pescoço, porém, a exposição à irradiação ionizante, pode levar a complicações sistêmicas ou locais durante e após o tratamento radioterápico. Dentre estas complicações locais imediatas, destaca-se na cavidade bucal a xerostomia e a consequente mucosite oral. A respeito das complicações tardias produzidas pela radioterapia, salientam-se a cárie de irradiação e a osteorradionecrose, lesões dose dependentes, apresentando esta última um alto nível de incidência nas últimas décadas (1-30%) e de difícil manejo, embora estas se apresentem após término do tratamento e sob influência de fatores locais. A metodologia proposta no presente estudo visa analisar o efeito direto da radiação gama após irradiação das amostras de esmalte, dentina e osso mandibular, utilizando-se a taxa de dose empregada em pacientes acometidos com câncer de cabeça e pescoço. As amostras foram previamente preparadas e padronizadas além de serem polidas, e em seguida realizou-se a análise da microdureza de superfície Inicial de todos os grupos. Posteriormente, as amostras foram irradiadas sob uma taxa de dose de dois Gy por dia, completando uma dose total de setenta e dois Gy. Finalmente, as amostras foram submetidas à análise de dureza após irradiação, e à análise morfológica na Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os dados obtidos foram analisados estatisticamente, com um nível de significância de 95% (p<0,05%), através do teste paramétrico de T de student para médias relacionadas, encontrando-se um resultado estatisticamente significante (p=0,00) para os quatro grupos de amostras estudadas. A partir dos resultados preliminares estatísticos, conclui-se que o efeito da radiação gama nos tecidos duros da cavidade bucal foi altamente significante no que diz respeito à microdureza de superfície, comprovando-se por análise morfológica nas imagens obtidas através do MEV.

Como referenciar
PAREDES, WILBER E.B.; ARI, SANDRA F.; GERALDO, AUREA B.C.; ANDRADE, DELVONEI A. de. Estudo in vitro da composição e microdureza de tecidos duros da cavidade bucal submetidos à irradiacão gama com a dose programada no tratamento de pacientes acometidos com câncer de cabeça e pescoço. In: JORNADA ODONTOLOGICA, 23., 28-30 de setembro, 2016, Piracicaba, SP. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26923. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções