Obtenção do condutor iônico Li7La3Zr2O12 por meio de reação de estado sólido

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 60.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Eletrólitos sólidos à base de lítio para baterias têm sido investigados por serem mais seguros e apresentarem propriedades mais adequadas, além de fornecerem maior densidade de potência do que os eletrólitos poliméricos convencionais. Visando obter condutores iônicos à base de Li7La3Zr2O7 (LLZ) foi utilizado o método de mistura de óxidos seguido de reação em estado sólido. Os precursores foram misturados, calcinados, conformados e sinterizados. Foram empregadas diferentes condições de temperatura e taxas de aquecimento e resfriamento e tipos de cadinhos na etapa de calcinação. Após cada etapa o material foi analisado por difração de raios X para identificação das fases cristalinas. A densidade aparente foi determinada por medidas geométricas. Observou-se que o zirconato de lantânio é obtido após a sinterização principalmente quando o carbonato de lítio é utilizado. A utilização do hidróxido de lítio favoreceu a obtenção da fase LLZ logo após a calcinação. As condições de calcinação e sinterização revelaram ser determinantes para a obtenção do LLZ nas fases tetragonal ou cúbica.

Como referenciar
SOUZA, J.P.; MUCCILLO, E.N.S. Obtenção do condutor iônico Li7La3Zr2O12 por meio de reação de estado sólido. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 60., 15-18 de maio, 2016, Aguas de Lindóia, SP. Anais... p. 1300-1311. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26986. Acesso em: 29 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções