Irradiação de mandioca minimamente processada

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2016
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Tecnologia & Ciência Agropecuária
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A mandioca é considerada uma fonte alimentícia muito rica em calorias, cultivada em solos pobres e de fácil crescimento. É uma cultura extremamente resistente, capaz de produzir rendimentos econômicos satisfatórios, tornando um alimento viável contra a fome em diversas regiões pobres do mundo. É uma raiz bastante perecível, caracterizada por sua rápida deterioração pós-colheita. No trabalho foi utilizada mandiocas embaladas em sacos de polietileno a vácuo, irradiadas com doses de 0 (controle),1, 3 e 5 kGy e armazenadas em temperatura de refrigeração por 1, 21, 30 e 50 dias, com o objetivo de avaliar o efeito sinergístico da embalagem, irradiação e da refrigeração na conservação de mandioca minimamente processada. Após irradiação foram feitas as analises de: pH, peso, umidade, textura e cor, os resultados mais relevantes foram pH e acidez, comprovando que as análises apresentaram alterações significativas no decorrer do período de armazenamento, podendo-se concluir que a radiação não afetou as características físicoquímicas. As doses de 1 kGy e 3 kGy foram as que melhores resultados apresentaram nas características físico-químicas das mandiocas por um período de até 50 dias de armazenamento em refrigeração.

Como referenciar
ARTHUR, VALTER; PEDROSO, BIANCA M.; ARTHUR, PAULA B.; HARDER, MARCIA N.C.; FRANCO, SUELY S.H.; FRANCO, CAMILO F. de O.; CAZE FILHO, JORGE. Irradiação de mandioca minimamente processada. Tecnologia & Ciência Agropecuária, v. 10, n. 1, p. 62-67, 2016. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27203. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções