Efeito do jateamento com granalhas de aço (shot peening) na tensão residual da liga de alumínio AA6082 solubilizada e envelhecida

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As ligas de alumínio tem aumentado seu campo de aplicação devido ao seu baixo peso específico e resistência a oxidação entre outras propriedades. As ligas da série 6xxx (Al-Mg-Si) pela sua razoável resistência mecânica e excelente ductibilidade são muito utilizadas na obtenção de perfis extrudados. Neste sentido este trabalho tem por objetivo estudar os efeitos do jateamento com granalhas de aço na tensão residual da liga de alumínio AA6082. Inicialmente foi estudado o comportamento da liga aos tratamentos de solubilização e envelhecimento artificial e foram levantadas curvas de dureza. A seguir foram realizados experimentos com tipos de granalhas esféricas de aço e em condições variadas de jateamento. Nas situações de jateamento foram medidas as tensões residuais na superfície e observado o comportamento da tensão residual em profundidade. A medição da tensão residual foi realizada por difração de raios-X pelo método do sen?2. O tratamento térmico de solubilização realizado a 560ºC, seguido de envelhecimento a 185ºC durante 5 h apresentou o maior valor de dureza para a liga AA6082. Observou-se que granalhas de menor tamanho promovem tensões residuais compressivas de maior intensidade. A análise dos dados obtidos no levantamento da curva da tensão residual em profundidade mostra indícios de haver presença de textura ou grãos grandes em profundidades a partir de 90 ?m, dificultando a medida em profundidades superiores.

Como referenciar
COUTO, A.A.; LIMA, N.B.; ARAUJO, M.C.; CONTATORI, C.; OLIVEIRA, R.R.; KENCHIAN, G.; BORGES, A.A.C. Efeito do jateamento com granalhas de aço (shot peening) na tensão residual da liga de alumínio AA6082 solubilizada e envelhecida. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22., 06-10 de novembro, 2016, Natal, RN. Resumo... p. 5544. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27249. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento