Produção de compósito polimérico: blenda reciclada de PE/PA com fibra natural de palha de milho

Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Com o avanço da globalização e o acelerado desenvolvimento de novas tecnologias, os materiais poliméricos ganharam destaque e importância, devido sua ampla gama de propriedades, alinhado a baixo custo e fácil processamento. Este avanço tecnológico também ampliou as possibilidades de desenvolvimento de novos materiais. Atualmente, técnicas como a coextrusão e laminação de filmes poliméricos, possibilitaram a obtenção de materiais com melhores propriedades quando comparados às propriedades dos materiais isoladamente, viabilizando a aplicação em embalagens e transporte de produtos com exigência de média e alta barreiras a gases, líquidos e condições externas. Estes produtos são utilizados principalmente na indústria alimentícia, porem também tem aplicação para produtos agrônomos, de higiene pessoal, cosméticos, farmacêuticos, químicos entre outros. O aumento do consumo de produtos industrializados que necessitam de embalagens para acondicionamento incentivam o desenvolvimento de novos materiais, o que, por consequência, aumenta a quantidade de resíduos. A falta de conhecimento, alternativas ou limitações legislativas, acaba fazendo com que produtores e consumidores descartem uma quantidade expressiva de resíduos ainda em condições de reuso. Uma maneira de amenizar e reduzir este impacto ao meio ambiente é o desenvolvimento de processos de reciclagem viáveis. O Brasil é o terceiro maior produtor de milho no mundo, ficando atrás apenas dos EUA e da China, produzindo na safra 2014/2015 aproximadamente 85 milhões de toneladas de milho, segundo boletim informativo da safra mundial de milho, divulgado em março de 2016 pela FIESP. A palha do milho representa cerca de 10% da sua massa, sendo assim, a safra de 2014/2015 gerou aproximadamente 8,5 milhões de toneladas de palha do milho, justificando a utilização e aprofundamento dos estudos sobre utilização das fibras da palha de milho. Neste trabalho buscou-se uma alternativa para a reciclagem de resíduos de material multicamadas utilizando a parte coextrudada como matriz polimérica reforçada com fibra de palha de milho. Os resíduos do material multicamadas são aparas de embalagens de alta barreira, composto por PET, Al e coextrudado de PEBD e PA6. As fibras lignocelulósicas utilizada foram extraídas da palha de milho e tratadas com NaOH. As fibras foram incorporadas como reforço na matriz polimérica, nas proporções de 2,5%, 5% e 10% em relação à massa da matriz. A matriz polimérica reciclada e os compósitos serão analisados por DSC, FTIR, Ensaio de Tração e MEV. O desempenho dos compósitos será avaliado comparando-se suas propriedades com as propriedades da matriz polimérica.

Como referenciar
SOUZA, V.E. de; SANTOS, D.; ROSSINI, E.L.; SILVA, L.A. E; WIEBECK, H. Produção de compósito polimérico: blenda reciclada de PE/PA com fibra natural de palha de milho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22., 06-10 de novembro, 2016, Natal, RN. Resumo... p. 4340. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27271. Acesso em: 07 Jul 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento