Efeito do revestimento a base de conversão a base de cerio sobre o comportamento de corrosão da liga de magnesio AZ91D

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de revestimentos de conversão à base de cério sobre o comportamento de corrosão da liga de magnésio AZ91D em solução de cloreto de sódio. A liga foi utilizada na condição bruta de fusão. Diferentes condições de formação dos revestimentos de conversão foram testadas, variando-se o tempo de tratamento. Foi utilizado o nitrato de cério como composto formador do revestimento. A morfologia dos filmes foi avaliada por microscopia eletrônica de varredura e sua composição por espectroscopia de energia dispersiva por raios-X (EDS). O comportamento de corrosão foi avaliado por espectroscopia de impedância eletroquímica e polarização pontenciodinâmica. Os resultados obtidos mostraram que houve uma dependência do comportamento eletroquímico com a morfologia da camada de conversão, a qual foi dependente do tempo de tratamento.

Como referenciar
FERREIRA, RAFAEL L.E.; CORREA, OLANDIR V.; ANTUNES, RENATO A. Efeito do revestimento a base de conversão a base de cerio sobre o comportamento de corrosão da liga de magnesio AZ91D. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22., 06-10 de novembro, 2016, Natal, RN. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27293. Acesso em: 27 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções