Variabilidade espacial da concentração de metais em microplásticos coletados em praias: um novo insight sobre poluição

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 7.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O termo “microplástico” é atribuído a produtos plásticos, os quais o tamanho estão dentro do intervalo de 1 a 10mm, variando de estudo para estudo. Dentre estes produtos, estão os pellets, grânulos plásticos que correspondem à forma principal com que as resinas plásticas são produzidas e comercializadas para serem usadas como matéria-prima em indústrias de transformação, onde são derretidas e moldadas de acordo com o produto final. Devido à perda durante os processos de produção e transporte, tais pellets podem atuar como uma potencial fonte contaminante no ambiente por conta da liberação e/ou adsorção de contaminantes orgânicos e inorgânicos. Este estudo investiga as interações entre poluentes inorgânicos, os metais, dissolvidos em pellets coletados em diferentes praias do litoral de São Paulo. Especificamente, o estudo comparou a realização do método e seus resultados em grânulos virgens, ou seja, aqueles obtidos a partir de uma fábrica de moldagem com os recolhidos das praias. Foram quantificados os elementos: Al, Cr, Cu, Fe, Mn, Sn, Ti e Zn empregando a técnica de espectrometria de emissão atômica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES). Os polímeros foram solubilizados via digestão ácida (EPA3050B). Os níveis de metais em amostras de pellets virgens são relativamente baixos, se comparados aos pellets coletados, indicando a possível pureza destas amostras. Já para os pellets coletados, os níveis de metais apresentam a seguinte ordem crescente de concentração: Fe> Al > Mn> Ti > Cu , Zn, sendo os maiores valores encontrados para Fe e Al, 391,56 mg kg-1, praia de Itaguaré e 58,63 mg kg-1, praia de Tabatinga , respectivamente. Houve diferença significativa nos níveis de metais em relação aos locais amostrados (Anova p<0,05) e em relação aos elementos analisados (Anova p<0,05), no entanto, não houve diferença estatística entre os elementos Ti e Zn (teste de Tukey p>0,05). Para a maioria dos metais, os maiores níveis ocorrem em áreas de intensa urbanização e/ou próximas a regiões portuárias, indicando a poluição gerada por tais locais. Essa condição, somada ao fato da capacidade de adsorção de metais em pellets coletados ser maior devido ao desenvolvimento de sítios de absorção na superfície durante a exposição a condições ambientais; pode aumentar o potencial do pellet como um acumulador. Sendo assim, os resultados sugerem que pellets de plástico têm o potencial de acumular e transportar metais no ambiente marinho, mesmo em pequena quantidade, podendo ser considerados como um vetor para o transporte destes poluentes no meio ambiente.

Como referenciar
VEDOLIN, M.C.; THEOPHILO, C.Y.S.; FIGUEIRA, R.C.L.; TURRA, A. Variabilidade espacial da concentração de metais em microplásticos coletados em praias: um novo insight sobre poluição. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 7., 05-09 de novembro, 2016, Salvador, BA. Resumo... p. 805-805. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27760. Acesso em: 27 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento