Entalpia de formação e estabilidade de fases da zircônia-escândia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 61.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Soluções sólidas de zirconia-escândia (ScZ) têm atraído atenção para aplicações como eletrólitos sólidos em células a combustível de óxido sólido devido a combinação de suas propriedades elétricas e mecânicas. No entanto, a estabilidade de fases é o principal fator limitante para sua aplicação tecnológica. Cerâmicas policristalinas de ScZ apresentam um número relativamente grande de polimorfos. Contudo, há uma carência de dados termodinâmicos deste sistema para permitir um controle de fase abrangente visando otimizar suas propriedades. Nesse trabalho, a entalpia de formação da ScZ dentro de faixa molar de 0 a 20% de Sc2O3 é determinada a partir da combinação de valores de energia de superfície com dados de entalpia de dissolução de óxidos obtidos por calorimetria de dissolução de óxidos em alta temperatura. São reportados valores de entalpia de formação, os quais são fundamentais para o entendimento da estabilidade de fases, para cinco polimorfos: monoclínica (m), tetragonal (t), cúbica (c) e romboédrica (β e γ).

Como referenciar
GROSSO, R.L.; MUCCILLO, E.N.S.; CASTRO, R.H.R. Entalpia de formação e estabilidade de fases da zircônia-escândia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 61., 04-07 de junho, 2017, Gramado, RS. Anais... p. 1388-1397. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28099. Acesso em: 08 Jul 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções