Efeito da adição de óxido de európio na composição de fases e na condutividade elétrica da zircônia-10% mol escândia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 61.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A solução sólida de zircônia-escândia apresenta alta condutividade iônica e tem potencial para utilização em células a combustível de óxido sólido que operam em temperaturas intermediárias (500-700ºC). Entretanto, a transição reversível de fase cúbica-romboédria que ocorre em ~600ºC é um fator de impedimento para suas aplicações tecnológicas. Neste trabalho, óxido de európio em baixos teores foi adicionado à zircônia-10% mol escandia para fins de estabilização da fase cúbica à temperatura ambiente. As amostras foram preparadas por reação em estado sólido a 1500ºC/5 h e a estabilização da fase cúbica for investigada por difração de raios X, calorimetria exploratória diferencial e espectroscopia de impedância. A estabilização total da fase cúbica ocorreu para teores a partir de 1% mol Eu2O3, e a condutividade iônica a baixas temperaturas aumentou por ~2 ordens de grandeza.

Como referenciar
SOUZA, J.P.; MUCCILLO, E.N.S. Efeito da adição de óxido de európio na composição de fases e na condutividade elétrica da zircônia-10% mol escândia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 61., 04-07 de junho, 2017, Gramado, RS. Anais... p. 1360-1369. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28106. Acesso em: 28 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções