Determinação da concentração de 226Ra, 228Ra e 210Pb e os efeitos da sazonalidade em águas mineirais da cidade de Caxambu, MG

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUIMICA, 16.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Com o crescente aumento no consumo das águas minerais, a caracterização de sua composição e a regulamentação dessas águas são essenciais, por ser a água uma parte fundamental da dieta humana. Nessas águas, além dos elementos e compostos químicos estáveis que lhe conferem características físico-químicas, há também os radionuclídeos naturais que são responsáveis pela característica radioativa das mesmas. A utilização das águas minerais com objetivo medicamentoso é uma prática realizada no mundo todo; o Brasil abriga a maior estância hidromineral do mundo, o Parque das Águas de Caxambu, em Minas Gerais. O parque dispõe de 12 fontes de águas minerais, um balneário e também o único gêiser classificado no Brasil. O objetivo desse trabalho foi determinar a concentração de 226Ra, 228Ra e 210Pb nas águas minerais das fontes do Parque das Águas e verificar a influência da sazonalidade nos níveis de concentração desses radionuclídeos.

Como referenciar
MENEGHINI, ARTHUR A.; DAMATTO, SANDRA R.; OLIVEIRA, JOSELENE; CARMO, AMANDA P. Determinação da concentração de 226Ra, 228Ra e 210Pb e os efeitos da sazonalidade em águas mineirais da cidade de Caxambu, MG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUIMICA, 16., 22-25 de agosto, 2017, Búzios, RJ. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Geoquímica, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28598. Acesso em: 28 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções