Avaliação da degradação térmica do polipropileno irradiado
Carregando...
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE POLIMEROS, 14.
Resumo
O polipropileno (PP) é um termoplástico semicristalino amplamente utilizado pelas suas excelentes propriedades. No entanto, sua produção em larga escala gera grandes quantidades de resíduos descartados no meio ambiente. Assim surgiu a necessidade de acelerar e controlar a sua degradação. O objetivo deste estudo é o controle da degradação do polipropileno irradiado com raios gama nas doses de 12,5 e 20 kGy comparando-os com o PP pristino sob condições de envelhecimento térmico. As amostras irradiadas foram expostas a envelhecimento térmico, com circulação de ar, durante 192 dias a 100°C e caracterizadas por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Análise Termogravimétrica (TGA), Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e Ensaio Mecânico. A amostra de PP 20 kGy apresentou intensa oxidação com a presença de trincas superficiais e perda das propriedades mecânicas comparadas com o PP 12,5 kGy e com o PP pristino.
Como referenciar
ROMANO, REBECA S.G.; OLIANI, WASHINGTON L.; PARRA, DUCLERC F.; LUGAO, ADEMAR B. Avaliação da degradação térmica do polipropileno irradiado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLIMEROS, 14., 22-26 de outubro, 2017, Águas de Lindóia, SP. Anais... p. 2828-2832. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29087. Acesso em: 19 Feb 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.