Estudo comparativo de dois métodos de análise de cristalinidade, raios-X e DSC, usando o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) injetado, irradiados por radiação gama

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE POLIMEROS, 14.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O polietileno de baixa densidade (PEBD) é um polímero de cadeias lineares com muitas e ramificações. O PEBD injetado foi irradiado por uma fonte de 60Co com 2000 kCi de atividade, na presença de ar, em doses de 5, 10, 20, 50 ou 100 kGy e taxas de dose de cerca de 5 kGy.h-1 em temperatura ambiente. Após a irradiação, foi necessário submeter às amostras a um tratamento térmico em uma estufa por 60 min a 100 ºC para a recombinação e aniquilação dos radicais residuais. As amostras injetadas e irradiadas foram caracterizadas para identificar os efeitos de degradação térmica, cisão e reticulação. Verificou-se uma degradação térmica da resina ao passar pelo processo de modelagem por injeção e irradiação. No processo de radiação tem-se alterações na cristalização e assim é possível comparar os métodos para obter-se a percentagem de cristalização do PEDB, por DSC e Raios X.

Como referenciar
LIMA, LUANA S. de; NASCIMENTO, PALOMA A.; FERRETO, HELIO F.R.; PARRA, DUCLERC F.; LUGAO, ADEMAR B. Estudo comparativo de dois métodos de análise de cristalinidade, raios-X e DSC, usando o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) injetado, irradiados por radiação gama. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLIMEROS, 14., 22-26 de outubro, 2017, Águas de Lindóia, SP. Anais... p. 3305-3309. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29088. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções