Novo fotoabsorvedor para irradiação com laser de Nd:YAG na prevenção de erosão em dentina

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Oral Research
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A erosão dentária tem sido estudada por ser um fator de risco para o dano dentário. As técnicas de Tomografia por Coerência Óptica (OCT), microdureza e fluorescência de raios-X foram utilizadas para analisar amostras de dentina irradiadas com laser Nd:YAG utilizando uma solução de dentifrício preto como fotoabsorvedor e submetidas a ciclagem erosiva. A utilização de um fotoabsorvedor favorece a absorção da maioria dos fótons na superfície do tecido duro, diminuindo o risco de lesão da polpa dental por aquecimento. 75 blocos de dentina bovina de 8mm2 foram distribuidos em 5 grupos: G1- sem tratamento; G2- aplicação de flúor fosfato acidulado (APF, [F-]=1,23%, pH= 3,3 a 3,9); G3- irradiação com laser de Nd:YAG (1064nm, 0,6W, 10Hz) sem fotoabsorvedor; G4- irradiação com laser de Nd:YAG (1064nm, 0,6W, 10Hz) utilizando pasta de carvão como fotoabsorvedor; G5- irradiação com laser de Nd:YAG (1064nm, 0,6W, 10Hz), utilizando dentifrício (Black is White, Curaprox®) como fotoabsorvedor. Todas as amostras foram submetidas a um desafio erosivo de 3 dias (ácido cítrico 1%, pH = 3,6, 5min, 2x/dia) sob agitação e remineralização (saliva artificial, pH = 7,0, 120min). Após os tratamentos, os valores de microdureza foram maiores nos grupos irradiados com laser e a relação [Ca]/[P] diminuiu nestes mesmos grupos. A avaliação por OCT foi feita antes e após os tratamentos e também após a ciclagem erosiva, a profundidade das lesões de erosão foram menores nos grupos irradiados com laser e fotoabsorvedor.

Como referenciar
GOMES, G.V.; PEREIRA, D.L.; SUGAHARA, V.M.L.; ANA, P.A.; ZEZELL, D.M.; ARANHA, A.C.C. Novo fotoabsorvedor para irradiação com laser de Nd:YAG na prevenção de erosão em dentina. Brazilian Oral Research, v. 31, p. 112-112, 2017. suppl. 2. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29203. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento