Preparação de suporte de catalisador a partir de biocarbono

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Periódico Tchê Química
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O uso exagerado de recursos não renováveis, nas ultimas décadas, deflagrou consequências negativas para a sociedade, havendo necessidade de buscar soluções diante dos efeitos deletérios causados pelo avanço da devastação do meio ambiente. Visando contribuir com a ampliação das estratégias de controle de poluentes através do desenvolvimento de tecnologia de baixo custo, o presente trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de materiais ativos com elevada resistência térmica e boa área especifica para adsorção e impregnação de metais. Neste sentido foram estudados três rotas de tratamento do biocarvão. Na caracterização do biocarbono usaram-se métodos analíticos como: Espectroscopia de Infravermelho (IV), Espectroscopia RAMAM, Medida da Área Superficial (BET), Análise Térmica (TG), Difração de Raios X (DRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). As diferentes condições de tratamento resultaram em mudanças na estrutura carbonácea do biocarbono com características adequadas para serem utilizados como suporte em catalisadores, apresentando sítios ativos com cargas negativamente carregadas para promover a fixação de metais em sua superfície. Verificou-se também um aumento na área superficial específica, variando entre 341,4 a 749,7 m2 g-1 e alterações nas bandas D e G do carvão e uma alta resistência à temperatura, o que promove reações catalíticas com baixa perda de catalisador.

Como referenciar
CAVALLARI, ROGER V.; DE LIMA, NATASHA B.; SILVA, JULIO C.M.; BERGAMASHI, VANDERLEI S.; FERREIRA, JOAO C. Preparação de suporte de catalisador a partir de biocarbono. Periódico Tchê Química, v. 15, n. 30, p. 115-126, 2018. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29413. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções