Efeito da dopagem com cobre e da temperatura de calcinação na capacidade de adsorção de 99Mo pela alumina

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
No Brasil ocorrem anualmente, aproximadamente 2 milhões de procedimentos de medicina nuclear, utilizando geradores de 99Mo/99mTc. A alumina utilizada na coluna destes geradores é determinante para o sucesso do mesmo, devendo adsorver e manter a máxima quantidade possível de 99Mo, e liberar o máximo de 99mTc, com o menor volume de eluente possível. Deve ainda permitir adequada permeabilidade e vazão do eluente sob vácuo, e ser quimicamente estável, não liberando íons Al3+ no eluente. Um dos principais limitadores para a produção de geradores de alta atividade é a quantidade de 99Mo adsorvido na alumina. Neste trabalho utilizou-se diferentes aluminas comerciais, tratadas termicamente entre 700 e 1000 ºC, e dopadas com Cu, visando aumentar a capacidade de adsorção do Mo e a eficiência de eluição do gerador.Aluminas com caráter ácido e com menor superfície específica adsorveram menor quantidade de Cu e de Mo.

Como referenciar
BENVENUTTI, R.A.; SILVA, A.A.; LEITAO, F.; GENOVA, L.A. Efeito da dopagem com cobre e da temperatura de calcinação na capacidade de adsorção de 99Mo pela alumina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais... p. 20-30. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29506. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções