Influência da pressão do gás 20% N2 80% H2 da nitretação a plasma em propriedades tribológicas de aço inoxidável AISI 316L

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A nitretação a plasma é uma técnica utilizada em tratamentos de superfície, geralmente de materiais metálicos, proporcionando importantes melhorias de suas propriedades tribológicas, tais como: resistência mecânica, ao desgaste e à corrosão, além do aumento em sua dureza, através da formação de precipitados, devido à formação de uma camada superficial. Em relação a outras técnicas de tratamento de superfície apresenta interessantes vantagens, como custo baixo, menor tempo de tratamento, além de não produzir resíduos, tornando-a ambientalmente favorável. As melhoras das propriedades depende de vários fatores que influenciam essa camada formada, tais como: tempo, temperatura de nitretação, gás utilizado, a mistura e a pressão desse gás, entre outros. O objetivo desse trabalho é estudar a influência dessa pressão em amostras de aço inoxidável austenítico AISI 316L. Para isso, amostras desse aço foram confeccionadas em forma de disco, e nitretadas em uma atmosfera contendo 20 % de N2 e 80 % H2 sob uma pressão de 3,4,5,6 ou 7 Torr, durante 4 horas a 400 ºC. As amostras nitretadas foram caracterizadas por Difração de Raios-X, Microscopia Eletrônica de Varredura, Microdureza Vickers e ensaio de desgaste. Os resultados apresentaram visualmente um halo que se forma devido ao efeito de borda, cuja largura diminui com o aumento da pressão, porém nessa região a espessura da camada nitretada e a dureza superficial é estatisticamente igual. Para a região interna a esse halo, a camada nitretada e a dureza superficial aumentam com a pressão. O coeficiente de atrito em meio seco, em relação ao aço SAE 1050, estatisticamente não altera com o processo de nitretação, porém a massa perdida é drasticamente menor, chegando a 99 % de redução. Os difratogramas mostraram que a concentração de nitrogênio da fase austenita expandida aumenta com a pressão de tratamento. O aumento de pressão parece indicar uma melhora nessas propriedades combinadas.

Como referenciar
CAMPOS, M.; OLZON-DIONYSIO, M.; SOUZA, S.D. de; MARTINEZ, L.G.; DAVIM, J.P. Influência da pressão do gás 20% N2 80% H2 da nitretação a plasma em propriedades tribológicas de aço inoxidável AISI 316L. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Resumo... p. 5510-5510. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29586. Acesso em: 16 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento