Caracterização microestrutural e modelagem matemática para determinação de fração volumétrica de mistura eutetoide da liga Cu-8,5%Sn obtida por solidificação unidirecional ascendente

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A liga Cu-8,5%Sn (%p) apresenta uma extensa microssegregação durante sua solidificação, a qual se traduz na formação de uma mistura eutetoide de alta dureza e grande fragilidade. Um estudo sobre a influência das variáveis térmicas de solidificação na microestrutura dessa liga é apresentado neste trabalho. Utilizou-se a técnica de solidificação unidirecional ascendente para a coleta de dados térmicos e a de análise metalográfica com uso de microscopia óptica para a caracterização microestrutural do material e medição de espaçamentos dendríticos primários e secundários. A fração volumétrica de mistura eutetoide foi medida por meio do método Manual Point Count. Um modelo matemático semi-analítico foi proposto para poder estimar a fração volumétrica de mistura eutetoide em função do número de Fourier. Os resultados mostraram que a microestrutura é do tipo dendrítica e que seus espaçamentos característicos são maiores para distâncias maiores entre a seção de onde a amostra foi retirada e a base de resfriamento do lingote. Constatou-se também que para maiores taxas de resfriamento os espaçamentos dendríticos são menores. Observou-se uma tendência de a fração volumétrica de mistura eutetoide na região colunar aumentar com o incremento do número de Fourier e de diminuir com o aumento da taxa de resfriamento. O modelo proposto permitiu obter valores de fração volumétrica com mesma ordem de grandeza dos dados experimentais, mas com tendência de comportamento oposta ao observado.

Como referenciar
SANTOS, G.A.; CRUZ, R.A.; FRAJUCA, C.; NAKAMOTO, F.Y.; SILVA, M.R.; SANTOS, V.T.; BATALHA, G.F.; COUTO, A.A.; NASCIMENTO, M.S. Caracterização microestrutural e modelagem matemática para determinação de fração volumétrica de mistura eutetoide da liga Cu-8,5%Sn obtida por solidificação unidirecional ascendente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Resumo... p. 6383-6383. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29610. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento