Estimativa da taxa de dose na superfície de uma placa combustível do núcleo tipo placa do reator IPEN/MB-01

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
Prestação de Serviços Tecnológicos
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório é parte integrante do projeto de adaptação das instalações do reator IPEN/MB‐01 para substituição do atual núcleo de varetas por um núcleo de elementos combustíveis de placas paralelas. Seu objetivo é apresentar uma estimativa da taxa de dose na superfície de uma placa combustível após uma hora de irradiação e quatro dias de decaimento. Essa informação é relevante para planejar adequadamente as medidas de proteção radiológica cabíveis em experimentos nos quais se faça necessária a manipulação de placas combustíveis. O valor encontrado para essa taxa foi de 289,06 ± 0,08 μSv/h. Na primeira revisão todos os cálculos foram refeitos para levar em conta os novos valores de fluxo de nêutrons no interior do núcleo atualizados pelo relatório IPEN‐CEN‐PSE‐RMB‐005‐ 00‐RELT‐014‐01. Essa atualização nos cálculos foi efetuada utilizando uma versão mais recente do pacote de códigos SCALE, a versão 6.2.2.

Como referenciar
SHORTO, JULIAN M.B. Estimativa da taxa de dose na superfície de uma placa combustível do núcleo tipo placa do reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-029-01). Restrito. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29801. Acesso em: 27 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções